Observando concursos de psicologia.

Recebi hoje informe de um concurso para psicólogos em São Pedro do Ivaí/PR. Duas vagas. O salário, para psicólogos: 496 reais para 20h semanais, e R$ 991,80 para 40h.

Gostaria de deixar uma pergunta: o que está acontecendo na categoria de psicologia? Por que os salários estão tão baixos? Como andam as lutas para a conquista de um piso salarial digno e compatível com a categoria?

Um psicólogo estuda 5 anos de sua vida. É formado em um curso superior, e numa formação mínima, realiza alguns vários estágios curriculares. Atua diretamente com questões delicadas relacionadas ao ser humano. Deve ter uma boa formação, e a profissão exige boa dose de rigor e dedicação.

Alguns outros concursos com salários vergonhosos que andaram saindo por aí (talvez alguns links estejam desatualizados):

Estado Cidade Salário Carga horária semanal
SP

PA

SP

SP

SC

MG

PE

PE

ES

MG

CE

Cachoeira Paulista

Tomé-Açu

Herculândia

Santos

Porto de São Francisco do Sul

Barroso

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde

Vila Velha

Mercês

Caridade

662,57

900,00

557,13

730,18 + 82,16%

970,50

903,00

965,25

672,25

922,01

586,89

700,00

40h

40h

20h

40h

40h

30h

12x36h

30h

30h

20h

40h

 Em tempo: Recebi do meu Conselho Regional a informação de que está tramitando projeto de lei que cria piso. os dados estão abaixo, e, segundo o informante, foram retirados do site do CFP:

Anúncios

5 comentários em “Observando concursos de psicologia.

  1. Pior segundo o CRP o salario minimo de um psicologo para 40 hrs é um pouco maior que mil reais. Ou seja, alguns desses concursos estão irregulares… mas quem se importa com CRP não é mesmo? Afinal com um salario desses não dá nem pra pagar a taxa deles…

    Ah… nós, psicologos, não somos uma classe unida. Infelizmente. Alias deve ter algo mto errado com o curso pra sair tanta gente desinteressada em questões importantes da profissão.

    Beijos
    Marcela Ortolan

  2. my god!!mas que vergonha!!
    assim que o nosso pais incentiva seus filhos…ou seja, desincentiva. pois eu, estudante de terceiro ano medio, seria uma seguidora da carreira psicologica, mas pelo que eu vejo vou passar fome,literalmente!! Minha mae que e uma simples professora ganharia mais que eu…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s