Um problema de geografia e enducação

O vídeo abaixo explora um pré-conceito bastante difundido: o de que cidadãos "livres", norte-americanos, não tem um mínimo conhecimento de geografia.

Não precisamos ir tão longe nas leituras para pensar que a liberdade está desde há muito tempo ligada ao saber. Vendo esse vídeo, algo fica indigesto: o saber emancipa? Ou haveria algum problema com a noção de liberdade?

Em todos esses temas, o Brasil não fica atrás. Muito se descute que o segredo todo perpasa a enducação. Talvez seja um problema mesmo é de pisicologia. Ou mesmo de istoria. A história do Brasil talvez não tenha permitido que por aqui aflorasse a entelectualidade, ou manifestações entelequituais.

Mas voltando ao assunto dos norte-americanos, filmes como Control Room, e blogs de soldados no Iraque, também mostram um certo desconforto geográfico – que dirá político. É realmente necessário, para se constituir como o país mais poderoso do mundo, que seus ‘cidadãos’, ao serem perguntados sobre um país que comece com a letra ‘U’, menciom Utah? 😉

Anúncios

5 comentários sobre “Um problema de geografia e enducação

  1. Um pais com U? Fácil!!!!!!!!!!! Uberlandia!!!!

    hehehehe

    Sobre liberdade e saber lembrou de algo que o Abib fala sobre o Skinner. Um tema muito caro a Skinner era a liberdade, apesar do behaviorismo radical desconstruir o livre arbitrio com o seu determinismo probabilistico, Skinner sempre estudou muito os temas liberdade e controle. Bom, segundo o Abib ele estudava tanto o controle por ter pavor de ser controlado. Quando mais se conhece os mecanismos de controle, melhor podemos escolher o que queremos que nos controle (e construir nossos próprio controle – algo conhecido como auto-controle… rs).

    bjos

    ps.: não consegui ver o video

  2. Hello there…I have already ported to Blogsome the Zinfander theme. Pls. check it out on my blog.

    If you encounter any problem…just inform me thru my blog or my email at the Instructions page.

    Are you from Brazil. I love Brazilian music especially The Tribalistas…

  3. Heheheheheheeh!!!!

    Eu tenho este vídeo em meus “favoritos” e me diverti demais.

    Estamos discutindo demais a questão da liberdade aqui no doutorado e espero que logo renda alguns posts. Ando meio preguiçoso.

    Abração!

  4. Consegui ver o video.. hehehehe

    passando para a realidade brasileira, a pergunta deveria ser “nome de um pais com B” e então sim eu poderia dizer “Berlandia” sem medo de errar… rs

    apesar de ser conhecido a falta de conhecimento americano com a história e geografia mundial, sei não se este video pode ser considerado imparcial… 😛

    beijos

    ps.: não poderia terminar um comentário em que fala de paises com B sem deixar um: Salve a Bulgária!!! rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s