237 razões para fazer sexo

Da BBC:

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos identificou e analisou 237 razões pelas quais as pessoas fazem sexo.

Das razões mundanas ("Queria uma experiência física prazeirosa") às espirituais ("Queria estar mais perto de Deus"), a pesquisa concluiu que os motivos de cada um para buscar o ato sexual – ou consentir com ele – são "numerosos e complexos".

Em uma primeira fase de identificar as razões, os 1.549 entrevistados disseram que às vezes fazem sexo porque querem deixar o parceiro feliz.

(…) Em uma segunda fase, o estudo separou os 237 motivos por subgrupos.

Uma primeira categoria coube às razões físicas – redução de estresse, busca de prazer, desejo físico e busca de experiências.

Outra categoria identificada foi a do sexo para atingir determinado objetivo, como obter recursos materiais ou financeiros, alcançar status social, vingar-se do parceiro ou encarar a atividade sexual de alguma outra forma utilitária.

Os pesquisadores chamaram "fatores de segurança" aqueles que incluíam a melhora na auto-estima, cobrança ou a pressão por manter uma vida sexual, e a necessidade de ‘segurar’ o parceiro.

Finalmente, disseram os pesquisadores, a humanidade também faz sexo por razões emocionais: por amor e compromisso, ou para expressar seus desejos.

"Historicamente, assume-se que as razões pelas quais as pessoas fazem sexo são poucas e de natureza simples – para reproduzir, ter prazer, ou aliviar a tensão sexual", escreveram os pesquisadores Cindy Meston e David Buss, da Universidade de Austin, no Texas.

"Várias perspectivas teóricas sugerem que os motivos para ter relações sexuais são numerosos e de natureza psicológica complexa."

O artigo, diz a BBC, provém de uma revista com o curioso título Archives of Sexual Behavior. Infelizmente, cobra pela leitura dos textos. E o jornalista que escreveu tem o mal hábito de não publicar o título da pesquisa.

É claro o alvo dos "motivos"  "numerosos e de natureza psicológica complexa", para além de tipificações "poucas e de natureza simples": os psicanalistas. Pelo menos segundo o que o jornalista expôs, o julgamento provém de uma má leitura da psicanálise.

Qualquer estudioso de Freud concordaria com a "natureza psicológica complexa". Mas discordaria com os "motivos numerosos", por um simples motivo: durante 100 anos de psicanálise, nunca se precisou diferenciar "razões físicas", "mundanas", "espirituais", sexo por "objetivos", ou por "segurança", de princípios ou regras mais recuadas que abarcam essas tipificações. E isso por um princípio de economia: diante de várias explicações igualmente válidas para um fato, escolhe-se a mais simples. 

Outro elemento importante a ser considerado na pesquisa é a metodologia: como foram feitas essas "entrevistas". Muitas vezes, como nos enormes equívocos depois de algumas pesquisas de Spitzer, uma mera entrevista ou declaração verbal não caracteriza um dado confiável.

– Pesquisa de preços de livros sobre psicanalise, Freud, sexualidade, e comportamento.

Anúncios

2 comentários sobre “237 razões para fazer sexo

  1. Pior é a forma como tudo é noticiado pela imprensa…
    Agora, cá entre nós: pesquisas mal feitas em psicologia estão sempre em pauta, né? Infelizmente…

    Quanto as razões apontadas… bem… “brochante” rs. O mais interessante não são as razões que levam alguém a fazer algo, mas os resultados que a ação tem, ou que teve no passado. Por outro lado afirmações do tipo “sexo para vingar-se do parceiro” preocuparia-me se eu ouvisse de um cliente. Parece que tem gente usando ferramentas pouco produtivas para resolver seus problemas… mas sei lá estou só hipotetisando um pouco…

    beijos

    Re: Boa, Marcela. Analisar também as informações em via das consequências, é do mesmo modo criticar a pesquisa, ‘behavioristicamente’ 😉

    bjs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s