Quando a Globo apóia uma greve

Nos idos de 1998/1999, quando Jaime Lerner era governador do Paraná, uma grande mobilização do MST tomou conta do jardim em frente ao Palácio Iguaçu. Ficaram vários meses por lá, com reivindicações, buscando negociar com o governo. Até, da noite para o dia, o acampamento "sumir".
 
Dentre os vários eventos, houve uma marcha que reunia pessoas do Paraná inteiro. Boa parte das pessoas vieram de suas cidades andando. Chegando em Curitiba, a multidão se "afunilou", e criou uma longa fila, seguindo até o Palácio.
 
A fila seguia o estilo das Romarias da Terra: são eventos da Igreja Católica que reunem assentados em uma grande procissão.  
 
À noite, veio a manchete, que lembro até hoje: "MST atrapalha o trânsito em Curitiba". Enquanto a multidão passava, os jornalistas entrevistavam os motoristas: "são um bando de vagabundos, que não tem o que fazer, e ficam atrapalhando o trânsito"; "enquanto esses desocupados passam, ficamos aqui, esperando", e coisas do gênero. Na reportagem, nada sobre a marcha, como se o único objetivo dela fosse mesmo atrapalhar. Ou estavam lá para isso – o que é um absurdo -, ou os jornalistas não tinham o mínimo interesse em dar voz ou razão à passeata.
 
Moral da história: estranhos desígnios fazem um jornalista cobrir um fato apenas indiretamente. 
 
É o que lembrei hoje, a partir de outra reportagem do Paraná TV (da Rede Globo). A respeito da greve dos professores de universidades estaduais, o tom foi nitidamente, e de modo incrível, de neutro a favorável! Um pouco diferente de outra greve, mostrada na mesma edição.
 
Mas espere aí, a Globo apoiando uma greve? Não tem algo errado? Ah, sim, mais um episódio da ‘açouguística’ briga entre a RPC e o governador Requião 😉 
Anúncios

3 comentários sobre “Quando a Globo apóia uma greve

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s