Cafeína ajuda a estudar?

 img456/4523/coffeedrinkerprintwebyy0.jpg
imagem daqui
 
Quem nunca precisou ficar uma noite inteira acordado para cumprir alguma difícil e demorada tarefa? Temos aquela velha receita: um bom café faz acordar, e ajuda no rendimento da tarefa, certo?
 
Tudo indica que café é bom, mas depende da tarefa: caso requeira memória de operação, ou de curta duração, ajuda. Mas se precisarmos recorrer a recordações mais remotas, a cafeína diminui a capacidade de evocar as lembranças. Em outras palavras, café é muito bom para despertar durante a manhã. Mas para estudar de madrugada…
 
Pelo menos é o que sugere um estudo recente. Recente? Putz, o estudo é de 2004. Acabei de constatar uma coisa: a cafeína interfere também na atenção!
 
(mas os links são bem interessantes)
 
*** 
 
ATUALIZAÇÃO emoticon

café

Uma adolescente de 17 anos foi levada ao hospital na Grã-Bretanha depois de ter tido uma "overdose" de café.

Jasmine Willis passou mal depois de beber sete cafés expressos duplos durante o seu turno de trabalho na lanchonete da família.

Inicialmente, ela teve acessos de riso e choro enquanto servia os clientes na lanchonete.

Os sintomas pioraram quando o pai a mandou para casa. A adolescente começou a ter febre e a hiperventilar e foi levada a um hospital local, onde os médicos confirmaram que ela havia tido uma overdose de cafeína.

Jasmine, de Durham, no norte da Inglaterra, já se recuperou, mas a experiência traumática a levou a sair a público para fazer um alerta às pessoas sobre os perigos de beber café em excesso. [bbc]

Anúncios

7 comentários sobre “Cafeína ajuda a estudar?

  1. Não sou muito chegado a café. Eu uso um método diferente. Ao invés de ficar acordado até às 3h e acordar às 7h, eu vou dormir às 22h e ACORDO às 3h. Durmo uma hora mais. E de manhã produzo muito melhor, com 5h de sono para ajudar.

    Quem quiser, pode tomar um café de manhã. Ou apenas um banho morno/gelado.

    Abraço.

  2. Poxa eu adoro café, não consigo ficar sem, mesmo de noite quando chego da faculdade gosto de tomar café, é muito bom, tem pessoas que dizem que o café te deixa tenso, eu penso diferente, porque pra mim, parece que ele me relaxa. Um abraço, seu blog é muito bom!

  3. Catatau,

    Sou completamente viciado em café. No Brasil (recorde-se que eu vivia na quente Bahia), eu bebia uma média de 3 xícaras grandes por dia. Aqui em Santiago? Impossível fazer as contas! Somente a noite são duas ou três.

    Li um artigo muito bom da National Geographic sobre o café. De fato o café é excelente para se concentrar, mas o efeito é de curta duração. Talvez por isso eu necessite de tantas xícaras diárias… 😀

    Abraços!

    Ah! Meus planos agora são: um moedor de café e uma máquina italiana (embora saiba que vou começar por uma americana mesmo, razões de custo…)

  4. hahahahaha

    o que percebo é que quando tomo muito café para ficar acordada, até fico com menos sono, mas é um “sem sono cansado”.

    Adoro café, mas não dispenso um bom chá de hortelã… (ou camomila, ou erva-cidreira… rs)… e um chimarrão bem sovado, então?

    beijos

  5. Pior que comigo a reação é a mesma da Marcela: perco o foco da atenção, permaneço acordado, porém disperso, e cansado! Pior que o teste último desse tipo de coisa foi nessa madrugada, heheheh

    Maré Mansa, será que você não está viciado em café? rsss

    abração,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s