Dicas para impressão de livros raros em pdf

Quem aprecia livros, sabe que atualmente mais e mais edições clássicas são escaneadas e disponibilizadas na internet. Entretanto, imprimir tudo fica muito caro, e ler no computador não é muito agradável.
 
As edições originais são geralmente escaneadas em formato .pdf . Mas, via de regra, o trabalho não se faz de modo a economizar páginas na hora da impressão. O Acrobat Reader não tem boas opções de impressão e geralmente o leitor ou imprime duas páginas por folha (deixando a letra pequena demais), ou imprime apenas uma página, sobrando espaço em A-4.  
 
Nesse contexto, dois programas muito úteis ajudam a resolver o problema: um deles chama-se Fineprint, e o outro PDFFactory.
 
O Fineprint funciona como uma espécie de impressora, que cria uma impressão virtual ou simulada. Nela, aparecem várias novas instruções para a impressão "real", como redimensionamento de página (uma opção muito útil, porém ausente no Acrobat Reader), aplicação de marcas d´água, opções para deletar e acrescentar novas páginas e várias outras.
 
Quanto ao  PDFFactory, além de reunir também várias outras opções, permite exportar novos arquivos em .pdf
 
Por exemplo: livros originais com letras grandes podem ser impressos em 4 páginas por folha; já livros com letra muito pequena, em 2 páginas por folha, ampliando o tamanho da letra. Os outros editores de impressão permitem imprimir em 2 ou 4 páginas por folha. A diferença é a possibilidade de editar o tamanho da letra, das margens, a ordem das páginas, e deletar páginas eventuais.
 
Além dos links acima, várias versões são disponíveis no 4shared.
Anúncios

4 comentários sobre “Dicas para impressão de livros raros em pdf

  1. Pois é cara… esse negócio de pdf é complicado… tenho muito livro… mas é mesmo ruim de ler no PC e imprimir sai mais caro do que comprar… então!!!

    RE: Oi Cassio!
    Tive uma experiência mto boa com esse programa: baixei uma edição rara, indisponível nas livrarias. mas como ela tem muitos números de página, ficaria caríssimo imprimir tudo. Mas com o programa, consegui editar o tamanho do texto, e imprimir 4 páginas em cada folha A4. Ficou bem mais econômico!
    abração,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s