Cristo com o Globo Terrestre

img229/3227/49297novomundo3hq1.jpg
 
Encontrei a imagem acima em uma exposição da BBC sobre Portugal. Chama-se "Cristo com Globo Terrestre, de Caspar Vopel (1537). (Estranho não ter encontrado ainda nas referências de Vopel tal imagem)
 

Chama a atenção quanto essa imagem evoca a Bula Romanus Pontifex de 8/1/1454 (em português, e  inglês). Tal bula (junto às Inter caetera I de Maio de 1493 e Inter caetera II de Junho de 1493) prescrevia aos exploradores cristãos prévia jurisdição sobre todas as terras achadas e por achar. A tarefa mercantil e exploratória encontrava-se intimamente ligada à salvífica. Talvez seja esse tipo de coisa que, quase 100 anos depois, evocaria o pasmo de Pero de Magalhães Gândavo ver essas terras denominadas de "Brasil" (um nome mercantil), ao invés de Santa Cruz. 
 
Mas a mistura do elemento salvífico com a exploração também figura em outra imagem, a respeito do Tratado de Tordesilhas:
 
 img105/1183/492626novomundo11yv5.jpg
(também via BBC, intitulada "O Hemisfério Português – Segundo Tordesilhas", de Barent van Orleyum, também sem registro)
 
Sobre a forma do Cristo com o Globo, outras manifestações pictográficas já o apresentavam. Um quadro muito semelhante ao atribuído a Vopel pertence a um belga chamado Quinten Metsys. Chama-se ‘Cristo abençoando" (1510-30). Ao invés do globo representado geograficamente, tem-se simplesmente uma esfera com a Cruz:
 
img146/6251/metsystrimmeduf1.jpg
 
Representam-se nesses quadros o tema de "Salvator Mundi". Segue o esquema de Cristo abençoando o mundo, com a mão direita em riste, e a esquerda suportando uma Cruz e o globo.
 
Curiosamente, o quadro de Vopel tem a diferença de representar o globo com um mapa. Outros quadros, como de Tiziano Vecelli, são posteriores ao de Vopel, e não "representam": 

 

Continuando, curioso notar como esse mesmo tema é ainda mais antigo
 
img222/5391/n19f9vxr1.jpg
 
img222/4333/b15f7rex6.jpg
 
img204/2605/b57565stdcm0.jpg
imagem daqui 
 
Interessante a sugestão: uma expressão pictórica antiga, de valor artístico e sacro, doravante representada por um mapa; em segundo lugar, expressão diretamente relacionada com as novas explorações das terras ‘achadas’ e ‘por achar’.
Anúncios

Um comentário sobre “Cristo com o Globo Terrestre

  1. Outro dia estava fazendo uma pesquisinha rápida sobre a história de Portugal na biblioteca, e acabei “orelhando” um livro bem interessante que falava sobre características da personalidade Portuguesa. Uma característica que o autor apontava era bem peculiar: o fato de todos os santos, em especial das capelas do interior, terem feições bondosas e nunca de sofrimento. Parece que o povo português não gosta de ver sofrimento nem em representações. Interessante, não?

    Gostei bastante deste post! Uma revisão história por uma perspectiva diversa.

    Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s