“Os Especialistas dizem que…”

Para dar credibilidade a determinado assunto, lemos e ouvimos sempre nos jornais brasileiros o chavão: "segundo os especialistas, a maneira correta de se portar em determinada situação é…"
 
Assinando alguns feeds, como o do Scientific American, é batata: o que serão "especialistas" nos jornais de amanhã, eram cientistas mais ou menos datados e nomeados, no informe de hoje.
 
Claro que matéria jornalística não é científica, não exige o mesmo rigor. Por outro lado, o jornalista se define como um vinculador da informação. Dado isso, não se faz melhor jornalista aquele que informa mais o leitor? Mesmo que pressuponha que a grande maioria se assemelha a Homer Simpson, não haveria prejuízo algum em citar as fontes.
 
Talvez divulgar as fontes dê ao leitor a possibilidade de colocar a notícia em questão. 
 
Desde o escândalo do mensalão, sempre foi estranha certa atitude dos jornalistas: porque concentrar o foco apenas em algumas figuras do PT? Não haveria ali uma matéria gigantesca de apuração? Vai ver existe alguma escola de jornalismo cujos "especialistas" expliquem esse tipo de coisa. 😉
Anúncios

3 comentários sobre ““Os Especialistas dizem que…”

  1. Bem apontado, Catatau.
    Qual é o problema da referência? Depois de ler algumas matérias de jornalistas que tentam explicar conceitos científicos, fico imaginando que não colocar referências é uma maneira de se proteger das críticas aos toscos erros cometidos.
    Abraço.

  2. Muito boa reflexão. Muito mesmo.

    Em especial esse argumento: “o jornalista se define como um vinculador da informação. Dado isso, não se faz melhor jornalista aquele que informa mais o leitor?”

    Esse tipo de cuidado simples, ajuda muito na confiabilidade da noticia, também. Se não a gente vai ter que continuar falando assim: “eu li no jornal, não sei se é muito confiável, mas parece que já tem pesquisa…” rs

    um abraço

  3. Talvez seja um medo de perder a pose de “referência”, porque desse modo parece que os especialistas são intangíveis e só os jornalistas têm acesso a eles.
    Caso os nomes sejam citados e o leitor quiser averiguar, o jornal perde o status de “via de informação”, e passa a ser o cientista a fonte de informação do leitor.

    É uma hipótese.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s