O Iraque segundo os iraquianos

img187/7106/kaelalforddk1.jpg
de Kael Alford 
 

Algum tempo atrás publicamos referências de blogs iraquianos e de soldados norte-americanos. Quanto aos iraquianos, o Iraq Blog Count rastreia todos, e resume cada achado.
 
img297/2371/ghaithabdulahad2ng3.jpg
 de Ghaith Abdul-Ahad
 
Dentre as últimas atualizações, peculiaridades e fontes interessantes de informação. O An Iraqi Tear, por exemplo, é escrito por alguém que não tem fluência em inglês. Mas nas entrelinhas vê-se uma constante indignação. 
 
img510/2007/ghaithabdulahadqy9.jpg
de Ghaith Abdul-Ahad
 
Outro blog foge completamente do lugar comum: o Neurosurgery in Iraq, como diz o próprio nome, pauta a situação atual da neurocirurgia por lá. Parece ser um esforço de reagrupar profissionais desse metier.
 
 img264/3171/kaelalford3fg7.jpg
 de Kael Alford
 
img442/8144/kaelalford5gf5.jpg
de Kael Alford
 
img442/217/kaelalford4uc5.jpg
de Kael Alford
 
img510/1400/kaelalford2bx4.jpg
de Kael Alford
 
Tratando diretamente da guerra, o Treasure of Baghdad traz maior elaboração e grande número de referências. As fotos deste post foram encontradas a partir do texto deles sobre os 5 anos da Guerra. 
 
O texto em questão (Do you still believe in your government?) trata de um jornalista chamado Ghaith Abdul-Ahad, que envia fotos, vídeos e informes a diversos jornais. O tom do Treasure é que, diferente das mídias predominantes, coberturas como as de Abdul-Adad mostrariam o Iraque "real". Ali constam 5 reportagens, gravadas dentro de Bagdá, em locais e situações de risco real, e inacessíveis aos jornalistas ocidentais.
 
O que não se pode negar, é que as fotos acima são diferentes de tudo o que costumamos ver. A começar pela primeira (acima), com as orações diante da placa que diz: "Solicite todas as informações aos guardas – força mortal autorizada".
 
A fonte é um site chamado Unembbed, e vale a pena ver e ler tudo. Destaquei as fotos de Abdul-Ahad e Kael Alford, mas há vários outros.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s