Esquerdista moderado?

O Hedonismos publicou um link para um teste da Veja, que enquadra os indivíduos politicamente nos extremos "liberal/anti-liberal", e "esquerda-direita". O resultado do Catatau ficou

Você está na esquerda moderada liberal. Acredita em um estado forte na economia, mas não concorda com as restrições à liberdade individual. 

Como comentei por , um teste como esse mostra mais o tipo de pensamento do pessoal de Veja, do que perspectivas fiéis ao debate político. Ora, o teste possui 20 perguntas, todas com questões cuja gradação é invariável. Pressupõe que a diferença de gradação entre todas as questões é a mesma, o que supõe que todas as questões de algum modo correspondam, e se direcionem a algum resultado do quadrante.

A revista Veja poderia aprender com a Capricho sobre aplicação de testes de revista, mas… algumas coisas são interessantes nesse teste.

Em primeiro lugar, a palavra "Estado" permanece na Veja como "estado", em minúscula mesmo.

Em segundo, não me parece sempre direta a relação entre intervenção do Estado, e certas questões de liberdade individual. Questões como o aborto ou o casamento homossexual não são da mesma ordem que a "invasão" de terras para legitimar a Reforma Agrária, ou a dos tributos. Do mesmo modo, são perfeitamente concebíveis movimentos de "invasão" tanto em uma economia neoliberal, quanto em um Estado "forte", e assim por diante. Uma distribuição estatística dessas variáveis nunca se colocaria em um quadrante de tal tipo, reduzido às duas variáveis (anti ou liberal; direitista ou esquerdista).

De todo modo, a tipificação mostra uma tendência a simplificar as coisas, e achatar o debate político em extremos.  

8 comentários sobre “Esquerdista moderado?

  1. Excelente Catatau, replicado lá no blog já. Ah! Coloquei o link para uma pesquisar similar e de melhor nível que já circulava na net.

    Ah! Me passa um e-mail, você tem que vir para o congresso de novembro.

    Abraços!

  2. Pra mim ficou pior, caí na centro-esquerda liberal…

    Bem lembrado da Capricho! Depois eu fico me perguntando por que diabos eu ensino estatística e testagem na faculdade…

    RE: Pior que fiquei pensando em perguntar p vc antes de postar: que tipo de distribuição se faria adequadamente com esses tipos de pergunta? Haveria algum tipo de análise apropriada? Obviamente, tenho a impressão de que tantas variáveis diferentestambém exigiriam um número bem maior de perguntas, não?

  3. Já diziam meus professores de metodologia científica, um teste únicamente com opções extremas é pra se desconfiar, né, não? Mas a veja já fez testes piores, nas páginas da revista, havia um certa vez que dizia coisas como: “Você usa boina e se refere a sua esposa como companheira” etc… Já faz alguns anos, não lembro qual edição, mas eu juro que li isso.

  4. Eu tasquei lá no PD que direita liberal ou esquerda liberal que dizer apenas que o sujeito tá em cima do muro, que deixa de ser de direita ou esquerda ( já que é liberal) ao sabor das conveniências. Um liberal, seja ele de esquerda ou direita só pode ser duas coisas: Um conveniente ou um covarde…

    Quanto ao teste de Veja: Já ví melhores na Marie Claire.

    RE: E o anti-liberal segundo essa visão, o que seria?

  5. É impressão minha ou na opinião deles um Anarquista seria de direita?

    RE: Olha que se duvidar… Dado que é concebível um anarquista que acredita radicalmente nas liberdades individuais, e não tolera intervenção alguma do Estado, que resultado teríamos? heheheh

  6. Qto tempo ñ apareço por aqui heim meu camarada!!!

    Pois é… este “teste” da Veja tbém foi objeto de um post no meu Blog… e o meu resultado foi igual ao seu!!!

    RE: Salve comrade!
    Sempre acompanho o blog do Cassio, via RSS. Bom revê-lo por aqui!

Deixe um comentário

