BibliOdyssey, o livro

A imagem “https://i2.wp.com/farm3.static.flickr.com/2222/1601957470_305ab22f1b.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Finalmente tenho em mãos BibliOdyssey, livro escrito a partir do blog homônimo, por um certo Mr. PK.

BibliOdyssey é interessante por vários motivos: é um livro publicado por um certo acaso, feito a partir de um blog criado sem grandes compromissos, e cujos resultados sempre foram imprevisíveis. PK, um australiano, criou o blog enquanto ministrava aulas em Hanói. Com certo tempo livre, começou a navegar e compor os posts que, segundo ele, exigem cada um cerca de 10 horas de confecção.

Em segundo lugar, PK é um blogueiro anônimo. Seu blogue não se sustenta em nenhuma questão autoral. Quem visita o BibliOdyssey sabe que tem muito conteúdo interessante. Mas sabe também que pouco importa querer saber quem é o escritor. Isso não tem nenhuma relevância, já que não se trata de uma autoridade, mas – como afirma o próprio PK – de um chauffeur, ou de um curador. PK apenas nos apresenta as obras, guia-nos por elas. Não é um autor no sentido de "autoridade", mas um nó que vincula conteúdos interessantes.

Disso, o leitor mede o blogue apenas pelo conteúdo. Não se trata de avaliar o conteúdo como "maior" ou "menor" do que o autor, como se um grande catedrático não devesse se rebaixar escrevendo blogues, ou um iletrado fosse sonhador demais ao se aventurar por livros desconhecidos. O que importa, sempre, é o conteúdo, e sua boa apresentação. Disso se avalia uma boa escrita.

O livro, publicado pela Fuel Design, tem uma impressão fabulosa, com capa dura, detalhes em relevo, e encadernação luxuosa. Peça de "ars obscura", para figurar nas cabeceiras. No conteúdo, uma seleção de diversas obras, sempre impressas em detalhes, seguidas de uma breve apresentação, e a referência online.

BiblOdyssey é uma bela referência para quem se interessa sobre certos debates relacionados às possibilidades da internet. Também é uma bela referência de raridades, cada vez mais acessíveis pelas bibliotecas online. Um belo livro, tão universal quanto o blog: produto anglo-saxão, impresso na China. 😉

– Link para o livro na Amazon: BibliOdyssey: Amazing Archival Images from the Internet
– Link para pesquisa de preços

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s