Paraplégico volta a andar

Uma notícia muito interessante, da Mente e Cérebro:

Não se trata de transplante de células-tronco, mas de uma técnica especial e intensiva de fisioterapia. O relato do caso inédito de um menino de 4 anos e meio, que sofreu uma lesão na medula espinhal devido a um acidente com arma de fogo seis meses antes, foi publicado na revista Physical Therapy. Segundo os autores, da Universidade da Flórida, os exames clínicos indicavam que o garoto jamais iria recuperar a capacidade de andar, ou de ficar em pé.

A técnica consistiu em 76 sessões em que o garoto permanecia num equipamento, desenvolvido pelos pesquisadores, que o mantinha suspenso sobre uma esteira, enquanto três fisioterapeutas o ajudavam a movimentar as pernas como se ele estivesse marchando. Lentamente, a criança recuperou os movimentos e hoje caminha e vai à escola com a ajuda de um andador, com dificuldade de equilíbrio, que pode ser superada com o tempo.

Os pesquisadores alertam que esses resultados podem não se aplicar a outros pacientes com o mesmo tipo de lesão espinhal. Mesmo assim, a reabilitação da criança é um estímulo aos fisioterapeutas e mostra que ainda há muito a ser descoberto em termos de plasticidade neural em crianças com incapacidade motora.

O estudo se chama "Locomotor Training Restores Walking in a Nonambulatory Child With Chronic, Severe, Incomplete Cervical Spinal Cord Injury". Infelizmente, apenas o resumo está disponível (esse movimento das revistas fecharem o acesso é realmente estranho).

Nos últimos anos as técnicas de reabilitação avançaram muito. Deve ser interessante saber também os Meandros de como foi a lesão, e que tipo de recuperação ocorreu.

Anúncios

2 comentários sobre “Paraplégico volta a andar

  1. Olá Catatau,
    Acabo de ler seu post, que coisa maravilhosa. Acontece que eu estou na UF e tenho acesso ao artigo, se você quiser me avise que eu mando o PDF para você.

    RE: Oi! Gostaria sim! Vamos socializar isso. Manda no catatando arromba gmail ponto com?
    O que é UF?
    abraços,

  2. (Catatau, offtopic. é que você havia comentado em meu blog perguntando se o ‘Waiting for the barbarians’ do Coetzee tinha a ver com o poema de Kavafis. tem sim. acabo de ler na dissertação da Marilia que tem TUDO a ver. eu vou tentar com a Marilia a publicação de um trecho da dissertação dela no Amálgama. tomara que dê certo. Abraço.)

    RE: Legal! Bem que o título evocava. Quando publicar por lá, mencionamos por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s