Estrada de Ferro de Paranaguá a Corityba – Marc Ferrez (1880-1884)

  
A imagem “https://i2.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/Estrada%20de%20Ferro%20Curitiba%20Paranagua/efRioIpiranga1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
E. de F. de Paranaguá a Corityba : viaducto n. 3 do Rio Ypiranga, K. 72.089, 1 vão de 30m
(Acima, reprodução de detalhe) 
 
 
 

 
 
 
 
E. de F. de Paranagua a Corityba : viaducto Taquaral, K 60.284, 4 vãos
 
 
 
E. de F. de Paranagua a Corityba : Província do Paraná : ponte K 58.609 : Morro do Marumby
 
 
 
E. de F. de Paranaguá a Corityba : Estação de Corityba
 
 
 
E. de F. de Paranagua a Corityba : Estação de Morretes K. 40.900 /
 
 
Quando Dom Pedro II visitou o que hoje se chama Estado do Paraná, subiu a Serra do Mar pela Estrada da Graciosa. Fez a linha Paranaguá-Curitiba. Quanto à Estrada de Ferro, inaugurada em 1880, era precisamente esse o nome da linha (e não o contrário, como hoje se costuma chamar). Seguia da cidade mais importante, até o fim da linha, no alto da Serra.
 
São desse trecho as fotos de Marc Ferrez, tiradas entre 1880-1884, segundo a Biblioteca Nacional.
 
Cada link da legenda segue a foto original. As fotos acima são reproduções de fotos sem as molduras (vistas nas fotos originais). A primeira recorta em detalhe a passagem da Ferrovia pelo Rio Ypiranga. Posando, um distinto senhor, bem armado.
 
Mais fotos da ferrovia, aqui. É muito interessante ver seus trechos, do Ipiranga ao Pico Marumbi, há mais de um século atrás.
 
Quanto a Marc Ferrez (pesquisa de livros), é um fotógrafo célebre, por empregar diversas técnicas de grande complexidade (como a de seus panoramas). Fotografou o Brasil inteiro. Sobre ele, a BN possui um grande acervo de fotos.
Anúncios

2 comentários sobre “Estrada de Ferro de Paranaguá a Corityba – Marc Ferrez (1880-1884)

  1. Hi Catatau. I am really adoring this modification you made to Pressrow. I wonder if you could allow me to offer it as a free Blogsome Theme by sending me the Index, Stylesheet, Posts and Comments files. Please send it at yusopmasdal@yahoo.com. We can anme it “Pressrow Catatau Theme”

  2. Muito massa este post!

    Pena que as ferrovias não sejam levadas mais a sério no Brasil. Este trajeto se transformou apenas num (caro!) trajeto turístico…

    RE: E também em um corredor milionário (bilionário?) para a rede da ALL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s