Entrevista com Saramago

https://i0.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/saramago23.jpg
Não houve uma força superior que olhasse para mim e dissese: bom, vou te preparar uma vida muito bonita, não, não (…). Agora, é uma vida [de escritor] que não podia ter sucedido. Em termos de pura lógica: onde nasceste? Em tal parte [desprivilegiada]; o que é que fizeste? O que é que foi? Como foi tua infância? Tua adolescência?

(…) A globalização é um totalitarismo. Totalitarismo que não precisa nem de camisas verdes, nem castanhas… nem suásticas. São os ricos que governam e os pobres vivem como podem. Então, isto tem aspectos totalitários de fato, porque se tu controlas a economia mundial, os movimentos do dinheiro, a circulação dos bens, de uma certa maneira também controlas a circulação das pessoas, porque é o que está acontecer.

As duas passagens acima  pertencem a uma entrevista de Saramago, concedida ao Jornal da Globo. Nas temáticas, desde o precioso assunto da improbabilidade "lógica" de um "pobre" atingir notoriedade sem os mecanismos ingênuos do miserabilismo, até política.
 
De todo, a entrevista é muito interessante. Dentre outras coisas, é muito interessante uma emissora partidária dos gigantescos agronegócios e da "globalização" ouvir, do "único escritor de língua portuguesa a receber o Nobel de literatura", assuntos como o elogio da agricultura familiar, e o apreço ao "marxismo" ;).
Anúncios

4 comentários sobre “Entrevista com Saramago

  1. Catatau, querido,

    Mais uma vez tento postar um comentário por aqui, na esperança de que se seja publicado, ainda que eu tenha plena consciência de que nem tenho tantas contribuições geniais ao debate. Só registrar que o grande Milton Santos chamava o que o Saramago identifica, como “Globaritarismo”. Vale a pena ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s