Com o fechamento de Guantanamo…

img149/7841/18025088374addec105sa4.jpg

 

Pedro Doria fez um comentário interessante a respeito da medida de Obama:

Quando os EUA invadiram o Afeganistão com apoio de boa parte do mundo, começaram a juntar prisioneiros. Prisioneiros amealhados por ali existiam de vários tipos: a maioria, ficha pequena. Alguns, no entanto, podiam ter informação valiosa que pudesse levar à captura de Osama bin-Laden ou que revelasse algo sobre os projetos futuros da al-Qaeda. O então secretário de Defesa Donald Rumsfeld idealizou Guantánamo para estes ou, como ele descreveu certa vez, ‘os piores dentre os piores’.

Sobre isso, há muito este weblog divulgou um filme imperdível, intitulado Road to Guantanamo, do cineasta inglês Michael Winterbottom. Sobre o comentário de Doria, o filme lançaria luz mostrando casos nos quais os prisioneiros da base cubana não se resumiam apenas ao continuum "ficha pequena" x "informante" x "terrorista". A nos fiarmos em documentos como esse, os erros da prisão não se reduziam apenas a métodos considerados desumanos, mas também a "detentos" cuja legitimidade da detenção é no mínimo duvidosa.

Foi o que ocorreu com alguns dos relatos: ao saber da invasão norte-americana do Afeganistão, alguns jovens de Karachi se aventuraram rumo ao país invadido, para auxiliar nos protestos e no movimento contrário à invasão (isso os definiria como terroristas? Como, sem treino militar e intenções claramente delimitáveis como "belicistas"? O que definiria esses jovens como diferentes dos outros, quando agem de modo semelhante?). Lá, foram capturados.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Com o fechamento de Guantanamo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s