Thomas Merton, a Compaixão, e o Misticismo

img63/3351/mertondalailamafa8.jpg
Thomas Merton com o Dalai Lama, em 1968 (daqui

Provavelmente no Diário da Ásia (livraria, preços), o último livro de Thomas Merton, ele enuncia que um dos futuros da religião é o misticismo. Sobre o misticismo de Merton, Getulio Bertelli concedeu uma longa entrevista ao IHU, a respeito de seu livro Mística e compaixão. A teologia do seguimento de Jesus em Thomas Merton (livraria, preços), publicado em 2008. Trecho da entrevista:

Para Merton, a compaixão é um corretivo da mística. Nenhuma mística é autêntica se não se converter em compaixão. Numa linguagem mais clássica, tão bem formulada pelo nosso querido bispo Dom Pedro Casaldáliga:  “Devemos subir a Deus e descer aos humanos”.  Essa “descida aos humanos”, depois de ter subido a Deus, é a compaixão (tomei essa frase como epígrafe ao meu livro, pois ela diz tudo: abertura a Deus e abertura ao mundo). Foi no seguimento de Jesus, em sua prática feita de compaixão, sabedoria e coragem, que Merton se inspirou para fazer dela uma das colunas mestras de sua espiritualidade.

Outro comentário interessante é o de que a morte de Merton seria martirizada. Conta-se que ele morreu em 1968 após proferir uma conferência intitulada Marxismo e Perspectivas Monásticas. Para além do título curiosíssimo (e Bertelli o mostra até mesmo como um precursor de movimentos latino-americanos), uma morte estranha: Merton faleceu em Bangcoc, eletrocutado em um ventilador após sair do banho. 

Conforme a entrevista de Bertelli, Merton constava em arquivos da CIA, e a sugestão da morte por martírio indicaria que ela não foi acidental. Questão interessante, inclusive confrontando com informações controversas de que Merton teria se envolvido, no fim da vida, com uma enfermeira.

Fica a sugestão do livro de Bertelli, que parece ser muito interessante. A obra de Merton respira um belíssimo misticismo, encontrável em locais bem concretos para quem se interessa em interrogar sobre seu significado 😉

Mais Thomas Merton no Catatau

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s