Dâmocles e a espada

https://i2.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/WestallDamocles.jpg

The Sword of Damocles, de Richard Westall (1812)

 

https://i0.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/the_sword_of.jpg

 Quadro de Felix Auvray

De fato, o próprio tirano [Dionisio II de Siracusa] julgava quão afortunado era. Então, quando um de seus cortesãos – Dâmocles – mencionou em conversa a riqueza de Dionisio, a majestosidade de seu governo, a abundância de suas posses, a magnificência do palácio real e negou que poderia haver alguém mais afortunado, Dionisio disse: "Então, Dâmocles, como essa vida o deleita, você gostaria de prová-la você mesmo e experimentar minha fortuna?"

Quando Dâmocles consentiu, Dionisio deu ordens para que colocassem o homem  em um assento dourado coberto com os mais belos tecidos, bordados de trabalhos explêndidos; adornou muitos aparadores com prata e ouro; então ordenou que alguns jovens notáveis permanecessem ao lado da mesa, para observar suas reações, afim de servi-lo prontamente. Havia unguentos e guirnaldas; perfumes queimavam; mesas ofereciam os alimentos mais seletos. Com isso, Damocles se considerou feliz.

No meio daquela luxúria, Dionisio ordenou que uma espada brilhante, presa ao teto por um fio de crina de cavalo, pendesse para baixo, em direção à cabeça do homem afortunado. E assim Damocles não observou mais nem os admiráveis servos, nem o maravilhoso trabalho de prata. Tampouco estendeu a mão até a mesa. As diversas guirnaldas haviam se apagado. E finalmente Damocles pediu ao tirano para que pudesse sair, pois não desejava mais aquela fortuna.

(Cícero, Tusculanae disputationes [+ Cicero na Cultura])

Anúncios

Um comentário sobre “Dâmocles e a espada

  1. A espada de Dâmocles no Brasil é de plástico galvanizado,pois se cair na cabeça de um corrupto só vai ficar imprestável devido à contaminação pelos seus pensamentos cleptocratas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s