Defiance (Um ato de liberdade), Come and See (Vá e Veja)

 

bscap004p.jpg
 
bscap006e.jpg

 
 
bscap005e.jpg
 
 

bscap007.jpg
 

Acabei de assistir Defiance (Um ato de liberdade, 2008), de Edward Zwick. Não há como não pensar em Come and See (Vá e Veja, 1985), de Elem Klimov. Muito do filme de Zwick lembra, evoca, chama o filme de Klimov. Até um dos personagens principais de Defiance lembra muito o protagonista do filme mais antigo (veja acima).

E não é que comentando as  "influências", Zwick imediatamente menciona Come and See? Embora há diferenças. Os dois filmes falam da invasão alemã na Bielorússia, nos primeiros anos da guerra. Mas o filme novo é uma representação da guerra, repleta daqueles elementos holywoodianos. Já sobre Come and See,  "um dos melhores e mais injustamente negligenciados filmes de guerra da história", talvez o melhor comentário seja o convite. 😉

Anúncios

Um comentário sobre “Defiance (Um ato de liberdade), Come and See (Vá e Veja)

  1. Aff! Permita-me discordar, mas nada mais diferente em tudo do que estes dois filmes!

    Aliás, eu vi o Come and See exatamente lendo sua dica aqui no blog. Belíssimo filme. Retrato do absurdo que a guerra deve parecer àqueles que são pegos no meio dela. A situação, o clima de estupor geral, as situações que de tão brutais se tornam surrealistas. Enfim, você tem plena razão, um filme soviético muito pouco conhecido e valorizado.

    Já o Defiance, parece um Lista de Schindler no meio do mato, rsrs Ainda que um pouco constrangido e não tão desavergonhamente piegas. Só uma boa diversão com todos os elementos da indústria acabando com qualquer pretensão de arte.

    RE: Olá Roberto!
    Concordo totalmente com você. De fato, na forma e no conteúdo os filmes são diferentes, e é o que pretendi chamar a atenção no fim do post.
    Mas há semelhanças incríveis de recursos empregados por Defiance: o avião observador, o brejo, a matança na vila, e vários outros elementos. Aspectos que mostram a “inspiração”, mas nunca um filme à altura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s