Enquanto isso, no Dia Mundial sem Carro…

img366/2851/imgfoto887yb7.jpgimg366/5628/1708031207293654230rn8.jpg

…São Paulo comemora com 70 Km de congestionamentos.

Em Curitiba, o prefeito Beto Richa (PSDB) foi de ônibus para o trabalho. Na ocasião especial, há quem declare sobre a URBS conceder mais ônibus às linhas utilizadas por Richa, para não passar a impressão – diária – de superlotação.

No Rio de Janeiro, a prefeitura otimizou as linhas, diminuindo os intervalos dos trens e aumentando a frota dos ônibus. Tudo para "estimular o motorista a deixar o carro em casa", dizia uma repórter. E o prefeito Eduardo Paes foi ao trabalho de bicicleta.

Mas a cereja do bolo vem da programação. A TV Globo do Paraná dedicou um programa inteiro, de seu jornal do meio dia, ao Dia Mundial, encerrando também sua campanha intitulada "Trânsito: Respeito ou Morte – você escolhe o caminho" (a campanha foi lançada após o acidente envolvendo o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho).

O programa inteiro mostrou as ruas do centro de Curitiba fechadas ao trânsito de veículos, elogiando a liberdade do pedestre e o caráter público disso. Mas o jornal, em TV e impresso, não deixou de passar outra notícia: sobre o Grito da Terra, uma passeata de movimentos sociais de agricultores, o jornal se resumiu ao comentário: "A passeata complicou o trânsito na capital".

No dia mundial sem carro, após o fechamento de 40 quarteirões e tantas comemorações cívicas, uma passeata de trabalhadores rurais "complica" o trânsito!

O que dá um tom de espetáculo grotesco a tudo isso. Diversas prefeituras "aderiram" ao Dia Mundial. Algumas criaram até twitter. Mas em cada caso basta ver qual será o legado. 

São Paulo não aderiu oficialmente ao Dia. Mas Kassab também foi de ônibus para a prefeitura, alguns dias após José Serra declarar com entusiasmo a criação de uma ciclofaixa em São Paulo. Ciclofaixa de 5 quilômetros, de lazer, aos domingos, das 7 às 12h.

No Rio, Paes foi de bicicleta. Deixou ecoando a frase de um entrevistado: "Nossos dirigentes políticos querem aparecer copiando campanhas de outros continentes porque ecologia está na moda. Cabe ressaltar que nos países que se comemora este Dia Mundial sem Carro, o transporte de massa funciona". Em outras palavras, de que adianta "aumentar" a frota apenas no Dia Mundial Sem Carro?

Em Curitiba, Beto Richa foi de ônibus. A prefeitura também bloqueou 40 quarteirões do centro. E o que mais? Amanhã os ônibus continuarão lotados, as vias engarrafadas, e segundo tanta boa vontade, os movimentos sociais continuarão "complicando" o trânsito.

Como se tudo fosse questão de adesão dos motoristas, nada mais. "Deixe seu carro em casa e tudo melhora", é a moral da história.  Os prefeitos não deixaram de valorizar também o gesto "ecológico" manifestado na decisão pessoal.

Mas será? Basta com isso lembrar da Greve em Paris, em 2007. A paralização do transporte público criou gigantescos congestionamentos. Enfim, lá em Paris a paralização do transporte público criou gigantescos congestionamentos. 

Anúncios

4 comentários sobre “Enquanto isso, no Dia Mundial sem Carro…

  1. Bom, o Beto Richa foi de ônibus… mas voltou de carro. Não enfrentaria a lotação das 18hs, por supuesto. No que pergunto, como o carro dele chegou na prefeitura. Provavelmente algum motorista levou: então não era um carro a menos nas ruas. Era só foto pra imprensa.

    E cadê a novidade? Tirando o Dalton Trevisan, o que se fala de/sobre/em Curitiba é só marketing.

  2. se ninguém acredita, no movimento e só critica, até o Prefeito apoiar e ir de ônibus, fica difícil, outros Países, mais evoluídos, utilizam mais bike e alternativos, por ver mais longe, não ficar sempre na mesma, no conforto do carro e criticando quem se mobiliza, abaixo a gazeta que ficou com os viciados em carro e apoiado o estado do paraná, que divulgou número de adesões, e pontos positivos, vamos lá bicicletada curitiba e outros simpatizantes, não desistam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s