Suicídios e práticas organizacionais

A transição das práticas organizacionais na France Telecom acarretou 24 suicídios em 18 meses.

O Amauri Ferreira recomendou dois links sobre o trágico universo corporativo da France Telecom. Em 18 meses, 24 suicídios (!).

Tudo devido à famosa política de "transição" da empresa para os "novos tempos" – dos antigos modelos de emprego estável para as novas dinâmicas "líquidas" e ao mesmo tempo "enxutas" do mercado. 

No site do Nassif, pulularam comentários sobre as práticas análogas no Brasil:

Tudo isso aconteceu no Banco do Brasil, no malfadado Governo FHC, quando milhares de servidores do Banco perderam seus empregos por meio de uma carnificina chamada PAQ – Plano de Adequação de Quadros e um outro, ainda pior, o PDV – Programa de Desligamento Voluntário que de voluntário só tinha o nome. Os que não perderam o emprego foram transferidos do interior do país – o Piauí, por exemplo – para Brasília, São Paulo, Rio, etc. Embora abafado, o corpo funcional teve notícia de muitos suicídios em todo o país (…)

Outros leitores citaram uma entrevista de Naomi Klein e alguns de seus livros (citaram No Logo – parece acertar em cheio a questão!).

Nisso tudo, interessante o caso da France Telecom ser relativamente "recente" (caso se possa dizer isso). Pois no Brasil, a linguagem dos Planos de Demissão Voluntária e seus análogos, se não se pode dizer que terminou no governo Lula, saiu relativamente de cena.

Por aqui existem alguns poucos relatos de boas transições, mas é notável o tema das transições massacrantes.

A diferença é aparentemente não haver no Brasil uma ampla discussão sobre os elementos visíveis no caso francês. Nos círculos informais, nas ruas e no boca-a-boca, talvez em alguns círculos acadêmicos restritos, essa discussão existiu. Mas não amplamente, nem se dedicou atenção midiática. Por que será?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s