Invasores e invadidos

Tyler Hicks, NYT

 
O Hermenauta fez vários interessantes comentários sobre Avatar, não detidos no filme mas nas perspectivas de seus idealizadores e no gosto de muitos políticos:
o fato é que, para traçarmos um paralelo histórico, poucas vezes na História um povo ou civilização tecnologicamente inferiorizado foi capaz de resistir à agressão de forças tecnologicamente superiores _ e nesse caso talvez o problema do filme tenha sido o de que os terrestres tenham sido, afinal, derrotados
Nesse contexto, a História nos mostra diversos casos nos quais os invasores não teriam sucesso sem certo papel dos próprios invadidos. Por exemplo as diferentes alianças entre índios e franceses/portugueses/holandeses, muitas vezes em conflito com outros índios aliados a outros europeus.
Tyler Hicks, NYT 
 
Darcy Ribeiro inclusive liga as práticas de cunhadismo do Brasil colonial à noção de "mameluco", não propriamente o filho de índio com português mas o mestiço com alma de colonizador. Sem o papel dos índios, certamente a colonização portuguesa e espanhola teriam efeitos bem diferentes.
 
Ainda no contexto da passagem do Hermenauta, o NYT dedicou ontem um painel fotográfico (fotos de Tyler Hicks – as fotos acima são dele) e um artigo sobre a nova estratégia dos norte-americanos no Afeganistão, o investimento em remuneração de afegãos em atividades econômicas e ao mesmo tempo a coibição das bases financiadoras do Taliban.
The outreach effort toward local Afghans rests on a simple premise: to fight the Taliban, money may be more effective than guns. The Marine company offers a part-time-jobs program to engage in a tug of war for loyalty, hoping to pull some local men toward neutrality before warm weather returns and fighting most likely intensifies. [link]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s