Por baixo dos panos

Se a Gazeta do Povo estiver correta, a Assembléia Legislativa do Paraná acabou de conferir uma curiosa nuance ao ditado popular sobre o político que "rouba mas faz":

A Assembleia Legislativa do Paraná omitiu 2.178 atos de janeiro de 2006 até 31 de março de 2009, quando foi publicada a lista de funcionários da Casa. Isso significa uma média de 55 atos secretos por mês – dois a cada dia útil. São atos que nunca foram publicados em nenhum diário oficial numerado ou estão em diários avulsos – aqueles fabricados sem obedecer qualquer ordem numérica e cronológica e que ficam inacessíveis à sociedade.

Os números revelam uma deliberada omissão de decisões por parte da mesa executiva. Se não houvesse documentos em segredo, a direção da Casa deveria ter publicado nesse período 5.494 atos nos diários oficiais. Mas a realidade é outra. A Assembleia divulgou apenas 2.386 atos em diários numerados. Do restante, 2.178 nunca foram publicados e 937 estão nos diários avulsos aos quais a reportagem teve acesso, totalizando 3.108 atos (56,7% do total).

Além do mais, continua a reportagem, "a direção da Casa, de uma só vez, omitiu 216 atos". Dado que evoca outro dito popular: onde há fumaça não há fogo?

É surpreendente tantos "atos" permanecerem "secretos" e só aparecerem com as denúncias jornalísticas. E a Gazeta do Povo já tipificou duas práticas não públicas: os atos secretos e os diários avulsos. Sobre tais diários, a Assembléia primeiramente negou a existência, para depois, sob a voz de Nelson Justus (DEM), declarar que não são necessariamente ilegais e finalmente prometer a "apuração", "doa a quem doer" (sic). Dada a situação e a evolução das respostas, trata-se de uma curiosa noção de publicidade e legalidade.

Anúncios

Um comentário sobre “Por baixo dos panos

  1. Louvável a apuração da Gazeta do Povo. Mas, por outro lado, eles sempre foram chapa branca, portanto, a pergunta que fica é: o que aconteceu?
    Por que este surto repentino de denúncias?

    Denúncias estas sempre sabidas, jamais reveladas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s