A transparência opaca

O jornal Gazeta do Povo disponibilizou on line uma enorme lista de diários oficiais da Assembléia Legislativa do Paraná, incluindo os chamados "diários avulsos" – edições não numeradas e não públicas (ou de acesso restrito), não obstante consideradas assim mesmo "públicas".
 
 
Por exemplo, uma velha tecla batida: nos atos públicos e nos secretos, surpreendem as coincidências de nomeações e exonerações de pessoas com o mesmo sobrenome dos deputados. Basta fazer uma busca para constatar. Consideremos o sobrenome de dois deputados em evidência nos últimos tempos, "Justus" (do presidente da Casa, Nelson Justus, do DEM) e "Carli" (do ex-deputado Fernando Ribas Carli (PSB),  envolvido em um acidente no ano passado).
 
Buscando por "Justus" encontramos o nome da atual prefeita de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus. Parente do deputado, Evani teve um cargo comissionado até a exoneração a pedido, datada no Diário Nº 71 de 26/06/2007.
 
Nesse mesmo diário encontramos outros cargos comissionados de pessoas com o mesmo sobrenome – coincidência ou parentes?: Antonio José Matos do Amaral servia o dep. Durval Amaral (DEM);  André Baggio Anibelli serviu seu pai, dep. Antonio Anibelli (PMDB); Marilene Strapasson Bertolin serviu o dep. Edson Strapasson (PMDB)… segundo o teor de uma única página, a 28.
 
No Nº 41 de 07/05/2007, consta o provimento de Bernardo Carli para cargo de confiança no gabinete de seu irmão, Fernando Carli Filho.
 
Dados os diários de 2007, em março de 2008 foi publicado o seguinte informe:

Como destacam as promotoras na medida proposta hoje: "(…) apesar do Ministério Público ter concedido prazo mais do que razoável para a voluntária adequação e eliminação dos casos de nepotismo existentes na sua Administração, a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, até o momento, não demonstrou qualquer ânimo de acolhimento dos postulados da orientação administrativa, fato determinante do ajuizamento da presente demanda de tutela coletiva do patrimônio público. (…)". Ainda de acordo com a ação, a única exceção seria o deputado Pedro Ivo Ilkiv, que informou ao MP -PR a exoneração de sua mãe, Zenita Maria Ilkiv, que ocupava função comissionada na Casa.

A Promotoria postula o fim do nepotismo em todo o âmbito da Assembléia, mas são citados nominalmente na ação os deputados que declararam ao MP -PR manterem parentes de até terceiro grau empregados na Casa, em funções comissionadas, bem como esses parentes. São eles: o deputado Nelson Roberto Plácido e Silva Justos e seu sobrinho, Rafael Cordeiro Justus; o deputado Luiz Cláudio Romanelli e seu filho, Luiz Cláudio Romanelli Filho; o deputado Nereu Alves de Moura e Marli Terezinha Rossi; o deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho e seu irmão, Bernardo Guimarães Ribas Carli; e o deputado Felipe Lucas e seus cunhados Júlio César e Luiz Cláudio Massa.

Qual seria a posição da Assembléia sobre contratações de parentes? Recuando as data, em 29/03/2006 o próprio site da ALEP afirmou publicamente:
Os deputados estaduais aprovaram o fim do nepotismo no Paraná. Foram 40 votos a favor da emenda constitucional, sete a mais do que o mínimo necessário. Com a aprovação, a contratação de parentes em até segundo grau fica proibida em todo o território paranaense nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em âmbito estadual e municipal.
São atingidos pela medida o governador, secretários de Estado, presidentes de órgãos da administração direta e indireta; deputados estaduais, conselheiros, auditores e procuradores do Tribunal de Contas; juízes e desembargadores; procuradores e promotores do Ministério Público, além de prefeitos e vereadores. 
Na ocasião, lá estava o antigo presidente da casa, Hermas Brandão, declarando:
O Paraná deu um passo à frente com esta votação, sendo pioneiro em prol de aprovação de medida legal que impede o nepotismo.
***
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s