A antropologia dos ET´s

img54/4449/bscap100di7.jpg

Stephen Hawking, renomado físico, afirmou que deveríamos evitar o contato com seres extra-terrestres:

O renomado físico britânico Stephen Hawking sugeriu que os seres humanos devem evitar fazer contato com seres extraterrestres.

Em uma série de documentários a ser exibida em maio no Discovery Channel, Hawking diz que é "perfeitamente racional" acreditar que pode existir vida fora da Terra, mas adverte que os alienígenas podem simplesmente roubar os recursos do planeta e ir embora.

"Se os alienígenas nos visitassem, as consequências seriam semelhantes às (que aconteceram) quando (Cristóvão) Colombo desembarcou na América, algo que não acabou bem para os nativos", afirma.

"Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como vida inteligente pode evoluir para alguma coisa que não gostaríamos de encontrar."

No passado, foram enviadas sondas para o espaço levando artefatos com diagramas e desenhos mostrando a localização da Terra.

Hawking diz que a probabilidade matemática é de que existam seres vivos em outros lugares do universo mas "o verdadeiro desafio é imaginar como poderia ser a aparência dos alienígenas".

O programa especula sobre várias espécies de extraterrestres, inclusive herbívoros de duas patas e predadores semelhantes a lagartos.

Hawking admite, contudo, que a maior parte dos seres em outras partes do universo provavelmente não passará de micróbios.

Em uma série exibida recentemente na TV da BBC –"Wonders of the Solar System" ("Maravilhas do Sistema Solar")– o físico britânico da Universidade de Manchester, Brian Cox, também sugeriu que pode haver vida em outra parte do nosso sistema solar.

Segundo Cox, pode haver organismos sob a camada de gelo que envolve Europa, uma das luas de Júpiter.

Ele afirmou que aumentam os indícios de que pode haver vida em Marte. "Nós só saberemos com certeza quando a próxima geração de naves espaciais, adaptadas para procurar vida, for lançada para as luas de Júpiter e as planícies áridas de Marte nas próximas décadas."

É muito curioso pensar como tanta conjectura depõe sobre tanta coisa, faltando apenas depor sobre os ET´s.

Nesse assunto ou em perspectivas semelhantes, poderíamos conjecturar sobre como o fim do mundo ou os ET´s mudam se considerarmos o capitalismo contemporâneo, a Guerra Fria ou o início do cinema.

Ou mesmo, no século XVII, lá estava o bispo John Wilkins considerando analiticamente a existência do Mundo da Lua.

 

Anúncios

Um comentário sobre “A antropologia dos ET´s

  1. Não me considero um ignorante a respeito do estudo de vida em outros planetas, acompanhando razoavelmente bem o trabalho de gente séria como Arthur Clarke e Carl Sagan. Portanto, me parece que o tom da reportagem da Folha é altamente suspeito com respeito à verdadeira procedência dessas frases (desconexas). Me parece que um físico do porte de SH não apresentaria idéias tão simplórias e inconsistentes. O alarme causado pela reportagem tem muito mais a ver com a reportagem em si, ou seja, o nível das reportagens publicadas online está despencando vertiginosamente, é uma pena…

    RE: Se vc estiver certo, a mídia de ciência está pior do que o esperado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s