O trem e a paisagem

Photobucket

A bela foto de Amanda evoca o curioso livro: The railway journey: the industrialization of time and space in the 19th century (Google), de Wolfgang Schivelbusch. O autor traça a história e as consequências de algo não muito familiar a nós, brasileiros: a multiplicação das ferrovias e as mudanças no deslocamento das pessoas. Se tal transporte é para nós pouco usual, talvez sua influência em certo modo de usarmos o tempo e o espaço passa despercebida, mas é marcante.

Autores como Erwin Straus dão o tom, da descrição e da análise:

 Antes do advento da ferrovia, as conecções geográficas envolviam, para o viajante, a mudança da paisagem. Verdade, hoje o viajante também vai de lugar a lugar. Mas agora podemos embarcar em um trem francês pela manhã e, depois de doze horas no trem (o que é realmente estar em lugar nenhum), podemos chegar em Roma. A velha forma de viagem proporcionava uma relação maior e melhor balanceada entre paisagem e geografia.

Anúncios

Um comentário sobre “O trem e a paisagem

  1. A história do trem no Brasil é uma história abortada mas que tem grande relevância. Dois exemplos literários, do mesmo autor:
    1. O trem com um vagão-cela para os loucos e/ou indigentes que eram transferidos para o hospício de Barbacena em “Sorôco, sua mãe, sua filha” – conto escrito sob o impacto das primeiras reportagens de denúncia das condições sub-humanas em que viviam os internados em Barbacena.
    2. A única chave que o mesmo Guimarães Rosa nos deixa para localizar no tempo os acontecimentos do Grande Sertão: Veredas é justamente a chegada do trem de ferro a Curralinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s