Pensar, pensar

"O mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje", diz a âncora da Globo na homenagem a José Saramago.

Curiosamente a homenagem não poderia deixar de ser tributária do próprio conteúdo que anunciava: ao apresentar o escritor e seus vínculos com o Brasil, a edição foi cuidadosamente econômica ao mostrá-lo em mesa plenária sem mostrar ali a bandeira do MST, ou nomear outros integrantes tais quais Chico Buarque ou João Pedro Stedile.

Mais: a edição recortou frases de Saramago que, no contexto, criticam certos temas maiores dos próprios editores. Por exemplo a frase "São os ricos que governam e os pobres vivem como podem" vem do contexto

A globalização é um totalitarismo. Totalitarismo que não precisa nem de camisas verdes, nem castanhas… nem suásticas. São os ricos que governam e os pobres vivem como podem. Então, isto tem aspectos totalitários de fato, porque se tu controlas a economia mundial, os movimentos do dinheiro, a circulação dos bens, de uma certa maneira também controlas a circulação das pessoas, porque é o que está acontecer.

O jornal impresso foi análogo: publicou texto sobre a amizade com Sebastião Salgado, sem mencionar o conteúdo dessa amizade ou do livro "Terra".

Moral da história: não podemos deixar de admirá-lo, e ao mesmo tempo não podemos mostrar certos objetos de sua admiração.

O último "outro caderno" vem a calhar:

Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma. (José Saramago)

Anúncios

3 comentários sobre “Pensar, pensar

  1. Cheguei até aqui há algum tempo, por indicação do André(eclesiácido e filho). E que belo presente ele me proporcionou com a indicação.

    Acho que bataria… O HUMANO FICA ÓRFÃO HJ, DE ALGUÉM QUE INSISTENTE E INCANSAVELMENTE, O DESAFIAVA E COMPELIA SEMPRE, AO SER MAIOR E MELHOR!!!! UM PROFUNDO DISCÍPULO SOCRÁTICO QUE ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO ARGUMENTOU NADA SABER E TER SEDE DE PERGUNTAR… SUA GRANDE E FIXA PERGUNTA”…PRA QUE TUDO ISSO?…”. APLIQUE-SE AO QUE QUISER, O QUANTO SE FIZER NECESSÁRIA…

    RE: Oi Ana!
    Obrigado pela visita. Bela lembrança do socratismo do Saramago.
    um grande abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s