Retroalimentando o não-debate público

Algumas semanas atrás a Veja publicou uma capa em branco, referindo-se à ausência de propostas dos políticos. Pouco depois, começou todo o "debate" sobre as questões religiosas, o aborto e agora o papel amassado.
 
Não apenas a Veja, mas vários outros jornais também publicaram matérias ou artifícios gráficos com o mesmo tom, a falta de discussão política em nome de outras trivialidades.
 
Mas é curioso notar: muitos desses organismos que denunciam a falta de discussão são os mesmos que a retroalimentam. Por exemplo, o informe da FSP sobre o lançamento da campanha de governo de Dilma tem o seguinte tom:
A candidata lança nesta segunda-feira, em São Paulo, o texto que traz propostas genéricas, críticas ao discurso do tucano José Serra, além de promessas indiretas para se defender da polêmica do aborto e também de outros pontos sensíveis ao PT –como o controle social da mídia–, que foram contemplados nas duas versões anteriores protocoladas na Justiça Eleitoral. (…)
Esse tipo de tom não é nem um informe jornalístico e nem uma revisão do Plano. Definindo o estilo ("propostas genéricas") e os referenciais ("promessas indiretas para se defender", "outros pontos sensíveis"), o jornal não comenta sobre o que a candidata propõe, mas sim sobre quem ela ataca e do que se defende. Isto é, apresenta o Plano já determinando o horizonte de compreensão sobre o qual ele deve ser lido.
 
Devo ler que a candidata Dilma faz propostas genéricas, desvia-se do problema do aborto e se protege de pontos sensíveis como o controle da mídia. Ponto.
 
Não se trata de discutir, por exemplo, se tais questões são legítimas no debate eleitoral (aborto, religiosidade) ou mesmo se são efetivas (por exemplo sobre o controle da mídia), ou mesmo sobre o referencial das próprias propostas. A pauta já está colocada.
Anúncios

2 comentários em “Retroalimentando o não-debate público

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s