Giornale Nuovo sai do ar

 

E o Giornale Nuovo, uma espécie de precursor (digamos assim) do BibliOdyssey, sai do ar. Sobra na página apenas a referência aos arquivos, agora disponíveis no archive.org.

Caso medíssemos a internet pelo que ela tem a contribuir em termos de criatividade e inventividade, o Giornale Nuovo seria um marco. Seu lema era: "Das coisas próximas e distantes". 

Todos os posts jogavam com essa idéia. Apresentando livros antigos e esquecidos, contidos apenas no que poderíamos chamar de "infernos das bibliotecas" (não apenas em sentido sacrílego ou transgressor, mas também em termos do que foi "empurrado" ao esquecimento), o GN trazia ao leitor sugestões de obras incríveis e bibliotecas virtuais imperdíveis.

Às vezes o blog até doava livros raros! 

Na falta daquele blog, vários outros, na linha do BibliOdyssey, continuam a tarefa (e o BibliOdyssey volta e meia vincula novos "parceiros"). Algo que se poderia considerar até mesmo importante hoje em dia: radicalizar o acesso gratuito, via internet, a uma biblioteca "universal", pois ao mesmo tempo que a internet torna essa biblioteca possível, vários projetos tendem a oferecer tal universalidade via acesso pago.

***

Não sei se "sair do ar" está na moda, mas também Rafael Galvão e Meandros aparentemente o fizeram. Galvão explicou seus motivos no blog. Os Meandros desembocaram na leitura de livros. Mas… seriam livros e blogs uma contradição? 😉

Anúncios

Um comentário em “Giornale Nuovo sai do ar

  1. Então… aquele post não era para ser uma parada, mas uma retomada do blogue. Mas não tá dando, tenho uma porção de desenhos ao lado do scanner e muitos posts na cabeça, mas o real atropela o virtual.

    Falta-me a disciplina encontrada por aqui… Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s