Curitiba, 318 anos

https://i0.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/051painelPoty.jpg

Curitiba é muito conhecida como a "cidade modelo", para não citar outros slogans históricos. Hoje ela faz 318 anos.

Mas – interessante haver esse "mas" – algumas figuras políticas que participaram da construção desses slogans (penso por ex. em Saul Raiz) se perguntam hoje sobre o quanto a "cidade modelo" permanece ou permanecerá "modelo".

Na entrevista do link acima (infelizmente o arquivo tem apenas o chamariz), Raiz comenta em vários momentos sobre um tema talvez comum aos curitibanos: Curitiba está na encruzilhada dos caminhos, ela pode continuar "modelo" e resolver seus problemas (pensando nos problemas presentes e futuros), ou pode se tornar (se já não se tornou) algo semelhante a uma São Paulo.

Sobre isso, é notável por exemplo o colapso crescente do trânsito. Se administradores anteriores tentaram prever problemas futuros da cidade (ajudando a formar o chavão de "modelo"), há muitos anos, para não dizer década(s?), as soluções não passam de corretivos e paliativos. É incrível ver a prefeitura não multiplicando as medidas de transporte coletivo e, na contramão, inventando novas vias nas avenidas com a retirada dos estacionamentos.

Não há inovações ou medidas decisivas (o novo bi-articulado, "maior do mundo", é quando muito um aperfeiçoamento). Em muitos aspectos, surpreendentemente o que salva a cidade são medidas de 60, 70, 80 anos atrás.

Basta ver por exemplo o traçado largo das avenidas centrais. Elas foram criadas sob outra cidade. Mas imaginemos o que seria a Curitiba atual sem aquela outra cidade provinciana.

O que a aniversariante fará de si mesma, aí está uma boa pergunta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s