Praia Giron e o homem que veio do espaço

 

Fidel Castro começou a publicar no CubaDebate  textos com sua perspectiva sobre a vitória cubana contra a invasão da Baía dos Porcos, 50 anos atrás.

Na ocasião, no dia seguinte ao discurso proferido por Castro sobre o caráter "socialista" da revolução (no dia 16 de abril de 1961), mais de 1200 cubanos exilados e apoiadores de Fulgêncio Batista, sustentados pela CIA, desembarcaram na Praia Girón. 

Contra o difundido tema do não envolvimento aberto e institucional dos EUA no ocorrido, Castro comenta algumas vezes sobre bombardeios sofridos.

Conforme o cubano, tais acontecimentos envolveram posteriormente diversos fatores decisivos, como a consolidação da aliança cubana com a URSS (que já se desenhava desde a revolução, com o embargo parcial de Eisenhower em 1960 e o subsídio soviético sobre ítens que os EUA restringiram a importação) e a crise dos mísseis em 1962.

 

Curiosamente, naqueles dias o mundo inteiro estava de olho em outro acontecimento: Yuri Gagarin recém voltou do espaço. No dia 21 de abril, ele é a capa da Life (a mesma edição dedica um artigo a  Adolf Eichman).

Cuba aparece apenas uma vez mencionada na revista, em um artigo de opinião sobre Gagarin, testemunha de nosso mundo sob uma "nova e única perspectiva".

Castro ganhará uma capa da Life apenas no mês de junho (ao lado de outros textos como o de uma certa segregação racial sofrida no transporte público), depois de um curioso editorial ("Precisamos vencer a Guerra Fria") e numa nova série: "Crise na América Latina".

A revista mesma sugere três formas de derrubar Castro: intervenção diplomática, intervenção direta ou sabotagem/intervenção paramilitar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s