Guerra e juventude

Hoje faleceu o último veterano da I Guerra Mundial. Claude Choules serviu na marinha inglesa até os anos 50. Sobre a guerra e o perpétuo tema de aderir a ela sob o "ensinamento" de que o inimigo é sempre um monstro a matar, ele comentou que no fim das contas

Todo mundo era a mesma coisa, eles eram apenas jovens

E dias atrás um jornalista do Boston Globe comentava sobre o contexto da premiada (e chocante) foto de Chris Hondros (morto em Misrata dias atrás):

Os soldados – crianças, a maior parte – permaneciam lá, acenando para o carro parar. Eles estavam sem sono, nervosos, absolutamente terrificados, esperando se era outra bomba suicida. O carro não reduziu a velocidade e os soldados pararam de gritar e começaram a atirar.

Isso foi por apenas alguns segundos.Balas do tamanho de bolas de golfe penetraram o carro como dardos fundidos rodando até parar.

Quando os soldados correram ao carro, viram seu erro e suas pernas tremeram. "Civis!", gritaram.

Outro jovem fotojornalista, Tim Hetherington (também morto em Misrata), filmou vários jovens em seu documentário Restrepo. O nome do filme era o de um outpost do exército norte-americano, batizado com o nome de um soldado morto. Durante o filme, Hetherington entrevista vários soldados comentando sobre a guerra e suas ações. E ao mesmo tempo, o documentário mostra sem o mostrar (apenas com imagens indiretas) um ataque de helicóptero a uma vila afegã que feriu várias crianças.
 
Sobre crianças, o piloto do helicóptero do vídeo Collateral Murder comenta, logo após descobrir que uma vã de supostos insurgentes iraquianos metralhada por eles continha crianças: "É falha deles trazerem as crianças para a batalha".
 
E Steve McCurry fez há pouco uma seleção de suas fotos sobre "o lugar mais perigoso para nascer".

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s