“Na ordem americana, o princípio da universalidade da lei foi substituído pela exigência de respeito à moral particularista, idiossincrática e assimétrica”

Belo artigo de Luiz Gonzaga Belluzzo, totalmente afim a diversos textos já publicados por aqui, e também ao quadrinho de Laerte recém publicado. Trecho:

Na ordem americana, o princípio da universalidade da lei foi substituído pela exigência de respeito à moral particularista, idiossincrática e assimétrica. O direito, dizia Hegel, enquanto existência da liberdade, é uma determinação essencial na refrega contra a “boa intenção” moral. “O desenvolvimento da sociedade moderna exige a formalidade jurídica e os protestos contra esse desenvolvimento são… reminiscências do ‘estado bruto de natureza’ que revelam um apego doentio à própria particula-ridade, narcisisticamente desfrutada como moral.”

***

No mesmo contexto do artigo, ontem o programa "Milênio" (da Globo News) entrevistou Robert Fisk. O entrevistador (Mounir Safatli) leu o início de A Grande Guerra pela Civilização (onde estão contidas as três entrevistas com Bin Laden) e tentou explorar a memória de Fisk sobre acontecimentos já escritos no livro.

 Mas há algo mais, gritando nos últimos textos de Fisk, que poderia ser muito melhor aproveitado: o fato da Al Qaeda perder boa parte de sua "relevância" política depois das manifestações espontâneas e absolutamente legítimas do mundo islâmico (especialmente no Egito e na Tunísia) desde o fim do ano passado. Tais manifestações parecem o oposto e o simétrico do "ensinamento" que os EUA ofereceram com a execução de Bin Laden.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s