Sarney e o WikiLeaks tupiniquim

Hoje José Sarney declarou:

– Acho que não podemos fazer WikiLeaks (site que divulgou uma série de informações sigilosas do governo dos Estados Unidos e de outros países) da história do Brasil, da constituição de nossas fronteiras – afirmou o presidente do Senado.

Dia 5 de dezembro de 2010, este blog publicou o seguinte, ainda em pleno calor dos WikiLeaks:

Se dentro do suposto país com maior liberdade de expressão do mundo a voz de alguém pode levá-lo à morte, isso significa uma coisa: o Wikileaks incomodou de verdade.
 
Tanto que todos esperam ansiosamente até revelações sobre o Brasil. Conforme Assange, divulgá-las anteriormente atrapalharia o processo eleitoral. Um mistério e tanto.
 
Mas tudo isso é muito curioso, caso confrontemos o site gringo com nossos próprios afazeres.  Em termos investigativos, um exemplo não muito distante de um Wikileaks é o Diários Secretos, site organizado pela Gazeta do Povo (PR) no qual qualquer indivíduo pode acessar verdadeiros desmandos da Assembléia Legislativa do Paraná.
 
A RPC, vinculadora da Gazeta do Povo, ganhou o prêmio Esso 2010 pela cobertura. E em acontecimentos incríveis, dignos das narrativas mais inusitadas da literatura brasileira, a mesa diretora da Assembléia, que assinava os diários secretos, aprovou constrangedoramente uma menção de aplauso ao prêmio recebido pela RPC!
 
A assembléia "aplaudiu" e a mesa diretora continua lá.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Sarney e o WikiLeaks tupiniquim

  1. Vi uma palestra com a jornalista que ficou meses investigando o caso dos Diários Secretos, surpreendente. Um jornalismo a ser copiado, tentado e experimentado sempre.

    RE: Vc tem a referência da reportagem?
    Abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s