O culpado é quem ficou na frente

Uma operação auto-intitulada “jurídica” extrapolou os limites da razoabilidade. Os defensores de Carli Filho (o ex-deputado paranaense que, dirigindo a 170 Km/h em via pública, com a carteira cassada e alcoolizado, fez o carro levantar vôo e literalmente arrancou a capota de um honda fit matando dois jovens) lançaram uma nova “tese” de defesa: eles agora alegam que os responsáveis pelo ocorrido são as vítimas, pelo fato de não terem visto, ao entrar na rua, que o carro do deputado vinha na preferencial a… 170 Km/h (e numa via cheia de relevos, inclusive o que fez o carro decolar) .

Para Scandelari, culpar o ex-deputado “é como culpar pelo acidente a pessoa que estava no sinal verde e não a que estava no sinal vermelho”.

“Quem é o responsável pelo acidente? Não é quem tinha bebido. Não é quem estava em suposto excesso de velocidade. Não é quem era deputado, quem tinha carro importado. É quem violou a via preferencial”, avalia Dotti

Há mais: apelando ao princípio de igualdade perante a lei, os advogados também protestam contra a “celeridade” (sic) do caso! O leitor leu bem: em argumento no mínimo inusitado, advogados apelam à morosidade da justiça brasileira como trunfo (!), e não revés, para o bom andamento de um julgamento (!).

Sobre isso vale ouvir o comentário de Ricardo Boechat, da Band:

Pouco tempo atrás Roberto DaMatta lançou um livro intitulado Fé em Deus e pé na tábua: como e por que o trânsito enlouquece no Brasil (outras referências aqui). Dentre outros temas, DaMatta analisa precisamente o figurado na fala dos advogados: cabia às vítimas não se colocarem na frente, como se estivéssemos em uma situação normal de trânsito e ponto final.

Anúncios

Um comentário em “O culpado é quem ficou na frente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s