A História entre Hagiografias e Demonizações

É um pouco difícil de compreender o procedimento de algo como o "Guia do Politicamente Incorreto da América Latina", livro recém lançado por aí. Como diz esse informe, o livro pretende "desmascarar" os "heróis" latino-americanos, a começar por Che Guevara.
 
Se o livro "desmascara", isso significa dizer que o "herói" não é tão herói como se pensava, ele também cometeu erros ou até atos moralmente condenáveis. Enfim, se tal tipo de "historiador" enxerga certa "esquerda" cultuando seus "heróis", trata-se de "desmascarar" o herói, restituí-lo à mediocridade (oposta ao heroísmo) que lhe seria de direito.
 

Resultado: contra hagiografias, demonizações puras e simples. Como se a história se resumisse a decidirmos quem era "do bem" ou "do mal", corintianos e palmeirenses.
 
Mas há também um segundo resultado. É pouco provável encontrarmos qualquer "herói" (muito curioso tal categoria ainda ser objeto tão valorizado de cultura geral) em outros capítulos históricos fora da América Latina. Os historiadores propriamente ditos apreciam geralmente outros termos, a começar o de que  a história se faz por seres humanos, com todas as contradições carregadas por qualquer um. Então a pergunta que fica é: qual é o ganho em 1) elencar figuras históricas latino-americanas que seriam "heróis" e 2) desmontar os "heróis" latino-americanos por serem supostos heróis, mas verdadeiros latinos?
 
O fato de serem apenas latinos realmente diz algo (sobre os autores, convenhamos), visto que é difícil admitirmos personalidades históricas como puros e simples heróis…

 
Tempos atrás Jon Lee Anderson publicou uma biografia sobre Che Guevara. Imediatamente lá estava gente da Veja, como Reivaldo Azemedo, "demonstrando" como o mito de Che ocultava na verdade um "porco fedorento" (sic) executando seus inimigos a sangue frio.
 
A resposta de Lee Anderson foi uma verdadeira chapuletada. Em termos de debate público ela imporia uma verdadeira revisão aos jornalistas da Veja sobre o que fazem diariamente. Mas há os que discutem e os que
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s