Ágora, de Alejandro Amenabar

 

Quando assiste Ágora, filme de Alejandro Amenabar (2009, download do filme ou comprar DVD), por vezes o espectador é lançado, junto com as imagens, para o espaço. As tomadas, situadas nos dramas dos homens, de repente se afastam rapidamente da terra, mostrando então uma Alexandria cada vez mais pequenina (a despeito de sua grandeza histórica), até sumir do olhar. Junto com as imagens, os sons (o tumulto, o burburinho das intrigas), também gradativamente silenciam enquanto a "câmera" se afasta, deixando o espectador à mercê de um planeta mudo e desolador.

Há quem reprove o filme por ver nele um intuito de "denunciar" a "maldade" e o "obscurantismo" cristãos, em uma época na qual, com o declínio do mundo antigo, o cristianismo ganha primeiro plano. Mas para além do caráter real ou fictício do drama de Amenabar, as imagens espaciais conjugadas com o filme parecem mostrar algo mais do que um simples "intervalo" entre as cenas. Lá, acima, o espaço mudo apequena as intrigas mais ou menos gerais, sejam quais forem. A visão "espacial" se apresenta como um correlato das interrogações de Hipátia, sobre a ordem do universo e os verdadeiros problemas (para além das intrigas politiqueiras).

E por outro lado, há quem enxergue nessa visão "espacial" a cosmologia moderna contando vantagem, condenando os "obscuros" e "irracionais" antigos porque conseguimos ver o planeta "de cima". Mas resta ainda a questão sobre se as imagens do espaço são correlatas da personagem Hipátia (a filósofa do filme, possível heroína do cosmólogo moderno) ou da atitude de pergunta que ela adota. Não à toa, Amenabar faz seu filme em um outro momento de transição, no qual até se poderia dizer que o próprio cristianismo se encara refletido nos dois lados da disputa. Daí a função do distanciamento da "câmera" talvez não se aplicar apenas à Alexandria antiga, mas também a outras disputas sobre as respostas que pretendem governar as condutas dos homens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s