Pérolas de cidadania retroativa

O Brasil está muito curioso. Basta ver o que ocorreu em Curitiba no espaço de uma semana:

Devido a um fato isolado, um grupo de policiais generaliza a palavra “bandido” e acaba com um carnaval inteiro, expulsando a pauladas e balas de borracha transeuntes e foliões (gente comum, eu e você).

Por alguma omissão básica de engenharia, devido ao calor o concreto de uma avenida (colocado não faz muito tempo) simplesmente se acavalou e ergueu a rua inteira, pondo em risco muita gente.

Semana passada um torcedor voltava de um estádio quando foi atropelado por um carro que chegava na cidade a 140 Km/h. Outro descuidado.

E hoje outro ciclista – profissional – foi morto por imprudência. Um caminhão desgovernado simplesmente invadiu o acostamento da BR – em trecho costumeiro de treino, lazer e deslocamento de ciclistas – e matou o ciclista, fugindo sem prestar socorro.

Junte lé com cré e tem-se:

A polícia não fez um esquema apropriado para o evento e, para reagir, não reagiu apropriadamente: a falta de planejamento e medida só se revela publicamente depois de uma desmedida descabida como essa.

A obra da rua não recebeu a devida atenção de engenharia: a falta de planejamento e má aplicação da verba pública só se revelaram com o concreto brotando do solo.

A concessionária responsável pela BR 277, próxima ao estádio, não construiu uma passarela solicitada publicamente há meses. E a rodovia não recebe fiscalização frequente de qualquer órgão de trânsito. A omissão de compromisso, a imprudência diária dos motoristas (140km/h…) e o descaso só se revelaram depois de morrer alguém.

No caso do caminhão, dizem que o motorista pode ter cochilado no volante. Novo caso de falta de fiscalização (se existisse alguma os motoristas teriam mais atenção etc.), só revelado depois de outra morte.

Moral da história?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s