No Rio de Janeiro, 19 contra 1

https://i2.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/favela3.jpg

https://i1.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/favela2.jpg

Uma coisa que um alienígena não deixa de pensar sobre o Rio de Janeiro é o seguinte: quem são os poucos ricos para tanto pobre? Como pode haver tanto desprivilégio na conhecida “cidade maravilhosa”, sendo ela ex-capital do país, região privilegiada até de fontes naturais, reduto de tantas instituições (notavelmente militares), com tanta exuberância natural e outras inúmeras qualidades, enfim, com tanto peso?

E a pergunta ainda não está bem colocada: como foi possível haver tanto desprivilégio? E como foi possível esse desprivilégio ser administrado e mantido por tanto tempo, a ponto de hoje se construirem muros de acrílico para “proteger” algumas vias “contra” o avanço e circulação de favelas? Ou a ponto do Estado dizer que “retornou” a áreas que em tese deveriam antes também fazer parte do Estado, mas incrivelmente “não” faziam?

Algo não fecha na equação.

Mas as eleições municipais do Rio dão uma mostra muito curiosa das coisas. Conforme esse blog, prevê-se uma gigantesca aliança de 19 partidos pela situação (!), em meio a tantas denúncias contra ela. Do outro lado, o candidato mais expressivo seria o isolado Marcelo Freixo (PSOL), que inspirou o “deputado honesto” do filme Tropa de Elite.

Freixo já foi inclusive ameaçado de morte pelas milícias cariocas, recebendo reconhecimento internacional e até oferta de asilo no exterior pela Anistia Internacional (curioso: lugar tão privilegiado tornou possível até o exílio de quem bate contra o “sistema”! Incrível ver o Rio mandando soldados ao Haiti e vendo ocorrer o que ocorreu com Freixo).

Surpreendente desproporcionalidade. No meio dela, vale perguntar como o povo enxerga sua cidade e o que decidirá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s