Natureza humana com um certo jeitinho

Com alguma curiosidade vi as entrevistas com os produtores, roteiristas e diretores de Preamar, novo seriado da HBO.

O seriado conta a história de um grande executivo carioca que lida com especulação e mora numa cobertura no Leblon (um carioca mediano, portanto). Um belo dia ele descobre que fez uma manobra financeira errada e praticamente perde tudo. Chega em casa e mente para a família que passou mal e resolveu tirar um ano sabático, enquanto começa a prestar atenção nas andanças e movimentações suspeitas do pessoal na praia.

De acordo com o staff da série, “todo” o Rio de Janeiro será retratado ali, e isso com os “dois lados” que toda pessoa possui: todos tentam tirar vantagem trabalhando com suas próprias artimanhas, tratando os outros homens como meio para atingir seus fins privados; e ao mesmo tempo, todo mundo é “humano”, aparentemente sendo “humanidade” a capacidade que uma pessoa tem de suspender um pouco a atenção sobre o próprio ganho e eventualmente ajudar alguém.

Muito curiosa essa noção de natureza humana. O “toda pessoa” pareceu evocado para descrever e justificar aquele cenário, o do Rio de Janeiro, relacionando-o ao temperamento e linha de ação dos personagens. Só não deu para entender o grau de generalização dessa “natureza”, se ela diz respeito a todos nós (e aí o Mundo é um Rio velado), ou se no fundo cada um tem o mundo que cultiva.

Anúncios

3 comentários em “Natureza humana com um certo jeitinho

  1. O humano não é natureza: é negação disto que se chama Natureza. Natureza como Physis. Fora deste conceito, a palavra natureza é vacuidade pura. O humano mata o animal no homem. Denega-o. O humano é fluxo que nega a presença, e não há natureza sem morada fixa no tempo presente, que não é fixo nem mensurável( o tempo humano não é Chronos: é Ayon) . A morada humana é no ob-jeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s