O malandro e o otário

Dentro do ônibus um homem gordo e cheirando mal senta ao lado, com seu chinelo, bermuda amarela e um pequeno chapéu. A respiração já pesada pela obesidade descarrega ainda mais tensão quando ele pega o celular e começa a falar com os “parceiros”. No diálogo com o primeiro grupo, os “Zé Ruelas” (intitulados assim no diálogo com o segundo grupo), o tom de voz é severo. Haverá dispensas e o tom é de ameaça para qualquer um que descumprir os acordos, pois acordo se faz no fio do bigode e acordos envolvem dinheiro. Mais ainda: ai daqueles que estão fora e tentarem tirar vantagem de qualquer negócio. Fulano que faz isso merece “levar um susto”. Com o segundo grupo o tom é contrário: subserviente, passivo, com voz branda.

O homem ia à capital para garantir algumas vantagens financeiras. Para isso, precisava contar à distância com uma fina rede de negociação essencialmente informal, sempre arriscada pois sujeita a traições e rompimento de contratos feitos no gogó, com os Zé Ruela de um lado e os adinheirados de outro. A ameaça de traição surgia toda hora, na insubordinação dos ruelas ou no tom de que num passe de mágica ele não seria mais de interesse para os outros “parceiros”.

Então numa das conversas, com a respiração pesada e tentando se reafirmar “ao lado” de um abastado, ele conta uma anedota:

É como sempre falamos, certo? Na rua sempre existe o malandro e o otário, para todo malandro existe um otário. Mas há o momento em que dois malandros se encontram, aí…

Aí o outro complementou com algum comentário, aceito pelo homem tenso com a respiração pesada. Surgem algumas risadas, com a respiração ainda, sempre carregada. Certamente eram dois malandros conversando ao telefone. E quando dois malandros se encontram…

Anúncios

3 comentários em “O malandro e o otário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s