Convergências

Abro o tuíter e encontro uma fala muito contundente do Prof. Vladimir Safatle sobre a nova ascensão do conservadorismo no Brasil. Não o mesmo conservadorismo que já conhecemos, dos coronés e seus cupinchas com o estilo “clássico” de fazer política brasileira. Mas um conservadorismo, por assim dizer, elevado em segunda potência, envolvendo um gigantesco movimento de massa que reune muito do que havia de reativo na velha política, só que sob nova roupagem.

Lá pelas tantas, o Prof. Safatle chama a atenção: se o Brasil está melhorando, nunca ouvimos nada sobre um dos marcos da melhora em países que melhoram: a educação. Não temos discursos sobre como será a educação daqui a 15 anos, e quando aparece a notícia do ‘aumento de vagas’, ela não acompanha aumento apropriado de infra-estrutura, contratações e condições dadas ao pessoal.

E o professor continua: presenciamos o brasileiro acessando o consumo antes da cidadania (escola, hospital, locomoção, espaços de lazer, discussão…), e por isso estamos confundindo consumo com cidadania e criando um futuro muito controverso com tudo isso.

Aí mudo de página e vou a um jornal, digamos, mais conservador, o Estadão. Lá está o colunista falando sobre a ascensão de Russomano em SP, reunindo diversos fatores: a revolta do povo com a antiga política, seu acesso ao consumo, a interferência direta dos evangélicos neopentecostais na política e o desprezo que existiu, só até hoje, pelos partidos nanicos e de aluguel. E então o colunista solta a frase:

Não haveria Russomanno se o Brasil não tivesse sofrido uma explosão do mercado interno e o eleitor não tivesse virado consumidor antes de virar cidadão.

Finalmente, vejo que a imprensa não mostra e o PT não mais alarde, mas vivemos a greve mais prolongada da história das universidades federais. O governo não atendeu qualquer reivindicação do sindicato majoritário e impôs sua proposta unilateralmente (sob críticas de retrocesso inclusive se não existisse qualquer reivindicação!).

Coincidências?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s