Transformar o mundo numa laje

https://i0.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/538687_427702477276184_1930413042_n.jpgDiversos Quero-quero se abrigam como podem em Araguaina, TO

Algum estudioso bem poderia dar conta da questão: de onde vem a preferência do brasileiro pela laje, a ponto de lajear seu universo inteiro, remediando tudo depois com o ar condicionado?

É incrível notarmos a multiplicação de ilhas de calor onde, muitos anos atrás, saudosistas exaltavam valores como o frescor tropical, a exuberância da vida e outras coisas mais. Em lugares como o Rio de Janeiro e São Paulo, a temperatura pode variar 10º apenas devido ao padrão de concreto!

E dá-lhe ar condicionado.

É curioso ver o padrão repetido em muitos lugares no Brasil, bastando viajar um pouco: plantações sem fim, inúmeras desmatações, cedem lugar às vezes a pequenas ilhas de concreto e asfalto – diga-se “cidades” -, com ruas estreitas e baixas, calçadas minúsculas, muros altos e outros concretos à escolha. Sem exigências urbanísticas maiores (da prefeitura ou qualquer lugar), as construções desordenadas encontram seu próprio padrão: asfalto e concreto.

Tudo se passa como se a relação do brasileiro com seu mundo imediato, aquele que toca os sentidos, fosse inteiramente falseada. Como se nossa imaginação nos conduzisse a um mundo que não é bem esse, de asfalto e laje, enquanto produzimos todo dia mais asfalto e mais laje.

Ao redor o ônibus cheio, o calor insuportável, o trânsito ruim, o sol ruim na cara, a calçada estreita e a sala lacrada com o ar condicionado. Nisso tudo, para onde vão as cabeças?

Novamente: não seria inútil perguntar de onde vem esse hábito do brasileiro lajear seu mundo. Um mundo tropical, sempre valorizado pela exuberância, tornando-se pouco a pouco um lugar difícil até para a sombra dos pássaros.

Alguma pressa oculta para a laje derradeira? 🙂

https://i0.wp.com/i292.photobucket.com/albums/mm7/catatando/578618_153958754744385_1335571393_n.jpg

Anúncios

2 comentários sobre “Transformar o mundo numa laje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s