O cabresto agora é virtual

Diretor geral do Google no Brasil é detido pela Polícia Federal em SP

Brazilian police arrest Google exec over online videos

É o grande impacto da modernidade.

Nisso eu acho que faltariam muitas análises iguais a de gente como Sérgio Buarque: há regras próprias no Brasil (por vezes chamadas de nossa “psicologia” ou “forma”) que sempre se articulam com tudo o que vem de novo: as cidades, a industrialização, o computador e agora a internet.

E essas regras próprias são sistematicamente desconsideradas.

Por ex., o computador chega nos anos 80/90 e o brasileiro diz: é a modernidade que veio solucionar nossa burocracia. Aí o computador começa a funcionar do mesmo modo como a antiga repartição: você digita no word aqui e manda imprimir; aí envia o ofício ao colega do biombo do lado, que digitará novamente sua parte, para imprimi-la e…

As empresas “evoluem” e um coeficiente de “jeitinho brasileiro” permanece impensado, operando como um kernel qualquer informação nova.

Aí chegam as redes sociais: alguém divulga um vídeo no Youtube acusando um candidato a prefeito de crimes. Há duas alternativas: ou a acusação é de má fé e o vídeo deve ser retirado, ou há ali uma peça que exige averiguação da justiça, no mínimo eleitoral.

Qual das alternativas empregamos? Nenhuma das duas! Pois novamente o coeficiente de brasilidade age: o político move a justiça que… manda prender o representante do Youtube!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s