Nosso calor de cada dia

Todo mundo reclamando do calor. Ninguém se perguntando sobre como se engendra tanto calor.

A frase ficou estranha, certo? O calor é um fenômeno climático, independente das individualidades, da ação humana. Ligou o ar condicionado e o calor passa.

Com isso, ignoramos duas outras questões:

1) O calor é efeito da ação humana?

Muita gente dirá que vivemos uma época chamada antropoceno, isto é, época na qual o homem tem interferência direta em assuntos como o ambiente e o clima.

Claro, basta olhar o Google Maps: imagine-se um território de milhares de quilômetros quadrados, onde antes era floresta, revestido hoje por monocultura. Todo o regime de trocas atmosféricas foi abalado.

Ou senão, há quem diga que o clima ainda independe da ação humana. Chegamos então na pergunta 2) E a ação humana, é irrelevante frente ao clima?

Disso tudo, basta o leitor olhar para fora de sua janela: rua asfaltada, calçadas estreitas, muros altos, poucas árvores, lajes, lajes e mais lajes; ou aquela paisagem misturando laje e concreto, com árvores isoladas e muitos carros dominando o local; ou ainda aquela ilha de concreto e laje chamada “cidade”, circundada por um gigantesco espelho de monoculturas do agronegócio… ou tudo junto.

Aí o ventilador e o ar condicionado pipocam para todo lado. Todo o sistema (ar condicionado, concreto, poluição, carros…) cria um fenômeno chamado “ilha de calor“. Regiões como a do centro do Rio de Janeiro e São Paulo ficam até 10º mais quentes devido ao “sistema”. Mais calor, mais ar, mais calor…

 

Anúncios

3 comentários em “Nosso calor de cada dia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s