O brasileiro é um torcedor por vocação

ÍndiceO brasileiro é um torcedor por vocação.

Lá vai ele, com seus 9 anos, camisa canarinho e cara pintada, para ver o jogo.

Sobe orgulhoso na van, lotada com outros torcedores orgulhosos.

O pneu é careca, as ferragens estão à mostra. O motorista não devolve o troco (“quem precisa de 10 centavos?” – dizem, sabendo que de 10 em 10…), e ainda incentiva a superlotação (“senta no degrau para o fiscal não ver!” “vai mais para o lado que cabe mais 3!”

E lá vai nosso herói mirim. Torce, vê os adultos torcendo. Eles se descabelam. Há muito tempo ele aprendeu a ver que na torcida ocorre, certamente, algo importante e muito reforçador.

Torcer é o que ele aprendeu a fazer desde pequeno. Quando bebê, já tinha roupinha do time. Na escola não há estrutura para aprender, mas bastava jogar uma bola no campinho para ver (ela podia ser até mesmo uma garrafinha ou papel amassado). No hospital há problemas, mas não faltam as tiradas contra o time que perdeu na última rodada. Na rua ruim, no trabalho estafante, nas filas do banco, nas intervenções autoritárias…

A vida inteira permeada pela torcida. Nelson Rodrigues já romanceava ela nos idos dos anos 50. Impressiona como se tornou tão brasileira (ou o contrário: o brasileiro tão torcedor). Tem caba que até no caixão leva a bandeira do time para o outro lado.

É torcendo que o brasileiro aprende a se manifestar na vida pública. Basta ver uma manifestação. Ela tem quase sempre ritmo de torcida. As palavras de ordem, os ritmos, os pulos, as mãos para cima, tudo igual a um estádio.

Até presidente brasileiro já teve impeachment sob ritmo de torcida – embora a torcida não tenha, até hoje, plena ciência do que fez.

E quando os ânimos se exaltam, até a dita “baderna” não tem grandes diferenças frente às torcidas descontroladas.

Rodeado de injustiças indizíveis – para dizê-las seria preciso abrir antes um sorriso de canto de boca -, o brasileiro torce.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s