O que somos nós, brasileiros, num dia como o de hoje?

Vou usar o meu caso: à frente, tenho um artigo científico por fazer (veja bem, é só um caso, um trabalho qualquer, poderia ser qualquer outro). Ele mobiliza todos os meus esforços, mas vejamos bem, no horizonte de minhas ações não existe apenas eu e meu artigo.

Se eu fizer bem o que deveria fazer – caso pudesse e inúmeras circunstâncias de vida e do trabalho não impedissem a realização do próprio trabalho -, devo ter em conta que um artigo exige revistas, leitores, um público, um mundo inteiro.

E aqui chego ao ponto importante: independente do que eu fizer – se o meu trabalho for bom ou um lixo, um ítem imprescindível ou irrelevante -, o mundo continua girando e outras pessoas fazendo seus trabalhos, muitos deles bons e imprescindíveis. O conhecimento, o Mundo, o Universo, tudo, não tem necessidade alguma de ouvir o que acontece no Brasil.

O universo está cagando para o que ocorre aqui, a não ser que… que por aqui alguma coisa mude e possibilite uma ação mais efetiva sobre esse universo.

Não importa se você é cientista, avô, padre ou policial. Está aqui, vivo, e o mundo resplandece ao redor.

Mas no Brasil acontece algo estranho. Muitas forças exteriores a mim me impedem de girar com a roda do mundo. Claro, investindo muito mais esforço, muito mesmo, posso conseguir resultados semelhantes ao menor esforço de alguns colegas gringos. O velho complexo do “sou brasileiro e não desisto nunca” (remédio perpétuo de seu irmão siamês, o complexo de viralata). Mas se não fizer, se o corpo ou as vistas não aguentarem, qual será o resultado disso? No caso de meu trabalho, precisarei absorver os trabalhos dessas outras pessoas – poderia ser o contrário – para, no âmbito do meu trabalho, aqui no Brasil, implementar alguma coisa, algum dia, mas só se isso for um dia conveniente para algum burocrata, é claro.

a vocação natural do brasileiro, segundo o Brasil de 2017

Mas estou aqui, tentando escrever um artigo, e acabo observando de novo algumas coisas. As condições de trabalho não são iguais às de outros escritores, especialmente os gringos. O salário é incompatível. A valorização social pelo trabalho de professor e pesquisador caem a galope. E não sou, nem de perto, amparado financeiramente como muitos de meus colegas, não venho de família rica. Vou resumir bem: o salário cai, as pessoas não sabem bem o que faz um professor, e quando se pesquisa, o desconhecimento sobre o que faz um pesquisador é ainda maior. Artigos científicos, pesquisa pura, o que são e para quê servem?

E então tiro a ponta do compasso do meu umbigo e giro no mundo. Os colegas gringos até enfrentam algumas críticas semelhantes. Mas vejo trânsito de idéias e condições para trabalhos.

Mas há mais. O Brasil muda a galope. E para pior. Muito do que está sendo feito, no dia de hoje, afetará todas as nossas vidas e trabalhos.

Estão mudando o regime trabalhista brasileiro. E o modo como ele se aposenta. Estão mudando brutalmente para pior.

É como se dissessem a você que a roda da vida gira lá fora, enquanto aqui dentro, você continuará sendo obrigado a não participar dessa roda. Uma não-participação maior da roda da vida, e por mais tempo.

Não sei bem no que você, caro amigo, trabalha. Suponho que meu texto já foi longo demais. Mas também suponho que precisamos nos levantar dessa cadeira. A roda do mundo continua girando, mas por aqui é como se não existisse roda ou mundo.

A vida passa, e o que temos feito com as nossas? Um moinho de gastar gente, como dizia Darcy Ribeiro?

Deixe um comentário

